Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Villas-Boas segue os passos de José Mourinho

Assim como José Mourinho, ele começou a carreira de treinador muito jovem. Um com 38 e outro com 31anos. E o primeiro título veio exatamente quando comandavam o Porto. Um conquistou o campeonato nacional em 2003 e o outro acaba de ser campeão. Ex-auxiliar de Mourinho, André Villas-Boas começa a sair da sombra do famoso treinador do Real Madrid e construir a sua história vitoriosa.
Depois de comandar o time na vitória sobre o Benfica por 2 a 1 no Estádio da Luz (ou seria sem luz, já que elas foram lamentavelmente apagadas na comemoração?), o Porto recuperou o troféu e voltou a ser o dono da bola em Portugal.
Mas se engana quem pensa que acabou. O time ainda pode conquistar um título europeu nesta temporada e igualar um recorde do próprio Benfica. Nas quartas de final da Liga Europa, o time enfrentará o Spartak Moscou na quinta-feira pelo jogo de ida. Se avançar, chega nas semifinais. E pelo que vem jogando, o time é o favorito ao título.
O Porto também tem uma última missão no Campeonato Português. Terminar invicto para igualar a campanha do Benfica na temporada 1972-73. Faltam apenas cinco jogos para entrar para a história.
Chamado de "mini-Mourinho" pela imprensa local, aos poucos ele vai deixando o apelido que dizem que ele não gosta de lado para se transformar no respeitado técnico André Villas-Boas. Mas sem esquecer o passado com o marrento e competente treinador bicampeão europeu.
- Fiz parte de uma comissão técnica altamente vencedora. Devo muito a Mourinho, que me passou muito conhecimento. Mas também devo a ele muito da minha competência e profissionalismo - disse o técnico, mostrando humildade após a conquista.
Com o sucesso, muitos já falam na possibilidade de em breve Villas-Boas assumir a seleção de Portugal. A Roma, também fez uma oferta por ele na semana passada, que foi rejeitada. Por enquanto o treinador só pensa no Porto.
- Portugal? Eu tenho 33 anos e acabei de chegar no mundo do futebol. E também não penso em (disputar) outro campeonato (numa referência à Roma) - encerrou Villas-Boas.
Mas o nome do treinador ainda será muito falado nos próximos anos.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário