Pesquisar este blog

sábado, 30 de abril de 2011

Borussia Dortmund é campeão alemão

Depois de nove anos, a imensa torcida do Borussia Dortmund volta a gritar é campeão. Diante de um lotado estádio Westfalen, todo tomado pela muralha amarela e preta dos fanáticos pelo Dortmund, a equipe derrotou o Nuremberg por 2 a 0 e garantiu o título graças ao tropeço do Bayer Leverkusen, que foi derrotado pelo Colônia por 2 a 0.
Sensação da temporada alemã, a equipe dirigida por Jürgen Klopp e comandada em campo pelos jovens Mario Götze, de 18 anos, e Grosskreutz, de 22, além do artilheiro Lucas Barrios, construiu a sua vitória em casa ainda no primeiro tempo.
Barrios abriu o placar aos 32 minutos enquanto Lewandowski fez o segundo aos 43. A partir daí, o Borussia contava com um empate do Leverkusen para comemorar o título com duas rodadas de antecedência. Tudo ficou ainda melhor quando no segundo tempo Novakovic abriu o placar para o Colônia. A torcida do Borussia foi à loucura no Westfalen. O mesmo Novakovic ainda daria números finais ao duelo em Colônia. A partir daí o Borussia só tocou a bola esperando o apito final que daria início à festa em Dortmund que, como sempre acontece em todos os títulos alemães, foi regada a muita cerveja dentro do campo.
Foi o sétimo título da história do Borussia Dortmund. A última conquista tinha sido em 2002. Do atual time, apenas o brasileiro Dedê estava no clube. O ex-lateral do Atlético-MG é um ídolo adorado pelos torcedores em Dortmund. Além dele, Felipe Santana e Antônio da Silva são os outros brasileiros do elenco. Antônio esteve em campo no jogo do título.
Depois de um início surpreendente do Mainz 05, que liderou quase um terço da Bundesliga, o Borussia Dortmund dominou o campeonato em sua sequência. Depois que assumiu a liderança jamais foi ameaçado de perdê-la. Mesmo com a queda de produção na reta final, que fez a diferença para o Bayer ser reduzida de 12 para cinco pontos. Mas o time de Renato Augusto não conseguiu superar o Dortmund nos momentos decisivos na temporada e terá que se contentar com mais um vice-campeonato, o quinto de sua história e o segundo tendo o Borussia como campeão. Em 2002, o Bayer também perdeu o campeonato para a equipe amarela e preta.
Com o título decidido, restam agora as brigas por vagas na Liga dos Campeões, Liga Europa e para fugir do rebaixamento. Além do Borussia, o Bayer Leverkusen também está classificado para o principal torneio europeu. Resta apenas uma vaga que na reta final será disputada entre Hannover e o poderoso Bayern de Munique. 

O Bayern assumiu a terceira posição ao golear o Schalke 04 por 4 a 1 no Allianz Arena. O time agora tem 59 pontos, dois a mais do que o Hannover, que perdeu em casa para o Borussia Monchengladbach por 1 a 0.

Quem não ficar com a vaga, cairá na Liga Europa, onde provavelmente terá a companhia do Mainz 05. O Mainz venceu o Eintracht Frankfurt por 3 a 0 e chegou a 52 pontos, abrindo cinco de vantagem para o Nuremberg, a única equipe que ainda pode se classificar para o segundo torneio europeu. 

Na parte de baixo da tabela, lamentamos o rebaixamento do St. Pauli. Lanterna com 29 pontos, seis atrás do Wolfsburg e com 19 gols de diferença no saldo, só um milagre salva a equipe de Hamburgo, a mais alternativa da Alemanha. O time ainda pode sonhar em alcançar o Eintracht, antepenúltimo colocado com 34 pontos, e que o faria disputar um playoff contra o rebaixamento diante do terceiro colocado da segunda divisão. Mas também seria preciso uma combinação de resultados improvável com duas vitórias do St. Pauli e duas derrotas do Eintracht com muitos gols. 

Penúltimo colocado com 32 pontos, o Borussia Monchengladbach segue na disputa nas duas últimas rodadas contra Eintracht e Wolfsburg. Só um vai sobreviver.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário