Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Barcelona x Real Madrid: segundo round

Agora vale taça. Depois do empate por 1 a 1 no sábado passado que praticamente garantiu o título espanhol para o Barcelona, o time catalão entra em campo nesta quarta-feira, a partir das 16h30m, no estádio Mestalla, em Valencia, para decidir a Copa do Rey com o Real Madrid. (Veja as imagens do primeiro duelo entre os rivais). Depois de um clássico no Santiago Bernabéu marcado por polêmicas na arbitragem e reclamações principalmente do técnico madridista José Mourinho, o árbitro Alberto Undiano Mallenco da partida será muito observado nesta quarta no jogo que antecede o mais aguardado de todos os duelos: as semifinais da Liga dos Campeões que começam na semana que vem.
Na coletiva de terça-feira, porém, Mourinho evitou o tema arbitragem e preferiu falar do jogo.
- Não há favoritos. As duas equipes tem as mesmas chances de ganhar e espero que tudo corra bem e não haja confusão no estádio e nas ruas. Já joguei muitas finais e as partidas sempre são equilibradas. Essa é a tendência natural do clássico. Qualquer um pode ganhar.
A polêmica da vez que surgiu foi a briga entre catalães e espanhóis. Após o clássico de sábado, o zagueiro Piqué gritou no vestiário do Santiago Bernabéu que o Barcelona iria "ganhar a Copa do sei rei".
- Oito pontos na frente! Espanhoizinhos, agora vamos ganhar a Copa do seu rei - disse Piqué.
Mourinho preferiu não alimentar a polêmica.
- Obviamente que eu escutei, mas isso não é um problema para mim. Sou português, de um país pequeno que tem problemas e que necessita de ajuda de um fundo europeu. Não quero falar sobre esse tipo de problema.
Guardiola defendeu Piqué, mas disse que é preciso respeitar a Espanha e o rei Juan Carlos.
- É preciso respeitar todas as opiniões. Assim como é preciso respeitar o hino da Espanha e a entrada do rei no estádio - disse o técnico do Barcelona, que só confirmou uma mudança no time, o goleiro Pinto, que jogou toda a competição, no lugar do titular Victor Valdés.
Considerado um torneio de menor importância desde que a Liga espanhola foi criada em 1929, a Copa do Rey normalmente não ganha muita atenção dos times grandes da Espanha, que preferem focar no campeonato nacional e na Liga dos Campeões da Europa. Mas neste ano, em função do clássico que é um dos mais importantes do planeta, cerca de 140 países devem assistir à decisão. No Brasil, o jogo passará num canal HD da Sky. Outras TVs abertas ou fechadas não vão transmitir a decisão.
A final deste ano será a sexta da história entre os dois maiores rivais do país. A última decisão aconteceu há 21 anos e o Barcelona levou a melhor ao vencer o Real por 2 a 0 no estádio Luis Casanova, em Valência. No Mestalla, porém, o Real levou a melhor na primeira decisão entre as duas equipes. Foi em 1936 e o time venceu por 2 a 1. Na época, o Madri nem era chamado de Real, título que ganharia mais tarde.
Em cinco finais, o Barcelona ganhou três. Além da decisão de 1990, o time catalão venceu os troféus de 1968, quando venceu por 1 a 0 no Santiago Bernabéu, e de 1983, quando bateu o rival por 2 a 1 no La Romareda, em Zaragoza. Já o Real conquistou, além do título de 1936, a taça de 1974, ano em que goleou o rival por 4 a 0 no Vicente Calderón. (Veja no post abaixo, as fichas de todas as decisões entre os rivais).
Se no Campeonato Espanhol, o Real é o campeão de conquistas com 31 contra 20 do Barcelona, a relação é diferente na Copa do Rey. O Barça tem 25 troféus e o Real apenas 17, ficando atrás ainda do Athletic Bilbao, com 23 títulos.
Barcelona x Real Madrid
Local: estádio Mestalla, em Valência
Horário: 16h30m (de Brasília)
Barcelona: Pinto, Daniel Alves, Mascherano, Piqué, e Maxwell; Busquets, Keita, Xavi e Iniesta; Messi e David Villa. Técnico: Guardiola.
Real Madrid: Casillas, Arbeloa, Sérgio Ramos, Ricardo Carvalho e Marcelo; Pepe, Xabi Alonso, Khedira, Özil e Di Maria; Cristiano Ronaldo. Técnico: José Mourinho.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário