Pesquisar este blog

sábado, 16 de abril de 2011

O primeiro duelo entre Real Madrid e Barcelona

Serão 18 dias em que as temporadas de Real Madrid e Barcelona estarão em jogo. A partir deste sábado, às 17h (de Brasília), no Santiago Bernabéu, os dois maiores rivais da Espanha - e uma das maiores rivalidades do planeta - começam entram em campo por três competições diferentes (Campeonato Espanhol, Copa do Rey e Liga dos Campeões da Europa). Serão quatro duelos que podem mudar a história do confronto e aumentar a rivalidade.
Neste sábado, o jogo é válido pela Liga espanhola. Com oito pontos na frente do Real Madrid, em tese um empate não seria tão ruim para o Barcelona, mas a vocação ofensiva presume que o jogo será muito aberto. Principalmente porque a equipe de José Mourinho não buscará apenas a vitória, mas a vingança da goleada do primeiro turno, quando a equipe catalã massacrou o Madrid por 5 a 0 num show de bola no Camp Nou. (Reveja os gols daquela goleada no fim do post).
Este é só o primeiro confronto. Na quarta-feira, os rivais decidem a Copa do Rey no estádio Mestalla, em Valencia. Depois vêm os confrontos pelas semifinais da Liga dos Campeões da Europa. O primeiro no dia 27 de abril no Santiago Bernabéu e o segundo e decisivo no dia 3 de maio no Camp Nou.
- Esse é o momento em que podemos ganhar tudo ou não ganhar nada - resumiu o astro Cristiano Ronaldo, que teve péssima atuação no primeiro turno e quer começar a dar a volta por cima contra o rival para fazer o Real voltar a conquistar títulos.
- Não consigo imaginar o Real Madrid passando três anos sem ganhar nada. Estamos falando do maior clube do mundo, ou um dos maiores. No ano passado não ganhamos nada, mas neste ano e no próximo espero que a gente consiga atingir o objetivo. Temos jogadores fantásticos e um fantástico treinador - completou.
Se Cristiano Ronaldo está confiante, o Barcelona o discurso é cauteloso, numa proporção inversa ao futebol apresentado pelo time dentro do campo. Repetindo a "tática" do confronto contra o Shakhtar Donetski, quando declarou que se sentia mais fora da Liga dos Campeões do que dentro, o técnico Guardiola jogou o favoritismo para o Real.
- O Real Madrid é o favorito. Os jogadores do Real chutam mais, saltam mais, correm mais e são mais fortes do que os nossos - disse o técnico, que reconhece que o peso do jogo da Liga é inferior aos outros três confrontos.
- Se perdermos haverá muita liga. Mas para ganhar a liga, precisamos ganhar no Bernabéu - disse o técnico, afirmando ainda que é preciso pensar um jogo de cada vez, do contrário "o Madrid passa em cima da gente".
No lado do Real, o técnico José Mourinho surpreendeu na véspera do clássico ao aparecer na coletiva, mas não dar entrevista. Ele colocou o auxiliar Aitor Karanka para responder às perguntas dos jornalistas porque, segundo Karanka, o português não queria que "se superdimensionassem suas palavras" na véspera do clássico. Os jornalistas não gostaram nada da atitude do técnico e deixaram a coletiva.
Em caso de vitória, o Barcelona pode começar a virar as estatísticas hoje favoráveis ao Real. Em 209 jogos oficiais, o Real tem 85 vitórias contra 82 do Barça. Aconteceram ainda 42 empates.
Real Madrid x Barcelona
Estádio: Santiago Bernabéu, em Madri
Horário: 17h
Árbitro: Muniz Fernández
Real Madrid: Casillas, Sérgio Ramos, Albiol, Ricardo Carvalho e Arbeloa; Khedira, Xabi Alonso, Özil e Marcelo; Cristiano Ronaldo e Adebayor. Técnico: José Mourinho.
Barcelona: Victor Valdés, Daniel Alves, Piqué, Busquets e Maxwell; Keita, Xavi e Iniesta; Messi, Pedro e David Villa. Técnico: Guardiola.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário