Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Real x Barça: o tira-teima entre Messi e Cristiano Ronaldo

empate pelo Campeonato Espanhol e o título do Real na Copa do Rey serviram de aperitivo para o mais aguardado de todos os duelos entre Barcelona e Real Madrid. Nesta quarta-feira, os arquirrivais espanhóis começam a decidir a partir das 15h45m (de Brasília) no estádio Santiago Bernabéu na capital espanhola uma vaga na decisão da Liga dos Campeões da Europa.
Se nos dois primeiros jogos, a discussão ficou muito marcada pela parte tática e o esquema montador por José Mourinho para segurar o envolvente time de Pep Guardiola (e um pequeno bate-boca se iniciou entre eles pela imprensa na terça-feira por causa de erros de arbitragem), a expectativa agora é pelo confronto que pode ser um verdadeiro tira-teima entre os maiores jogadores do mundo no momento: o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo. (Veja o infográfico comparando os números da carreira dos dois craques).
Até agora, a disputa tem sido equilibrada, embora Ronaldo seja o mais eficiente. O português fez, de pênalti, o gol de empate no clássico espanhol e marcou, de cabeça, o gol do título da Copa do Rey na prorrogação. Mas Messi não se omitiu nos confrontos disputados até aqui. Fez, também de pênalti, o gol do Barcelona no clássico no Bernabéu e teve boa atuação na Copa do Rey.
Mais do que nunca eles têm tudo para serem os protagonistas deste duelo que se encerra na terça-feira que vem no Camp Nou e definirá o adversário de Schalke 04 ou Manchester United na decisão. No primeiro confronto na Alemanha os ingleses venceram por 2 a 0.
Atual bicampeão do prêmio de melhor do mundo da Fifa, Messi tem 50 gols e 23 assistências, sendo responsável por 73 gols do Barcelona na temporada. Ele ainda é o artilheiro da Liga dos Campeões com nove gols, três a mais do que Cristiano Ronaldo. Com 42 gols e 13 assistências na temporada, o português não disputa com o argentino apenas os principais títulos com o argentino, mas também os prêmios de artilheiro. Os dois duelam ponto a ponto pela chuteira de ouro da Europa e pela artilharia do Campeonato Espanhol, onde Messi tem 31 gols e Cristiano Ronaldo, 30.
Além dos dois protagonistas, será importante para o Barcelona no confronto a participação de dois jogadores quem andam devendo: David Villa e Pedro. O primeiro encerrou no domingo contra o Osasuña um jejum de 11 jogos sem marcar e o segundo está há 11 partidas sem fazer um gol, o que andou sobrecarregando Messi nos últimos jogos.
O Barça também tem problemas no meio-campo e na defesa. Iniesta está com uma contratura na perna esquerda e é o novo desfalque de Guardiola que já não terá os laterais-esquerdos Maxwell e Adriano. Guardiola terá que improvisar Puyol na lateral, colocando provavelmente Mascherano na defesa. Keita entra no meio-campo.
Embora aparentemente viva um momento melhor, o Real também tem problemas no meio-campo, onde Khedira vai desfalcar o time de Mourinho por causa de uma lesão, e na defesa, pois Ricardo Carvalho está suspenso. Com isso, Sérgio Ramos vai para o miolo da zaga e Arbeloa entra na lateral-direita. Pepe está mantido no meio-campo que terá outros dois volantes: Lass Diarra e Xabi Alonso. O setor de criação será comandado por Özil e Di Maria com Cristiano Ronaldo isolado no ataque.
Real Madrid x Barcelona
Local: estádio Santiago Bernabéu, em Madri, Espanha
Horário: 15h45m (de Brasília)
Transmissão: ESPN, Globo e Bandeirantes
Árbitro: Wolfgang Stark (ALE)
Real Madrid: Casillas, Arbeloa, Sérgio Ramos, Albiol e Marcelo; Pepe, Xabi Alonso, Lass Diarra, Özil e Di Maria; e Cristiano Ronaldo. Técnico: José Mourinho.
Barcelona: Victor Valdés, Daniel Alves, Mascherano, Piqué e Puyol; Busquets, Keita e Xavi; Messi, Pedro e David Villa. Técnico: Pep Guardiola.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário