Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

Tribunal decide que vai ter rodada na Espanha domingo

A 30ª rodada do Campeonato Espanhol vai acontecer no fim de semana. Nesta quarta-feira, a Justiça de Madri barrou a tentativa de greve que estava sendo organizada paralisando as rodadas da primeira e da segunda divisão do país.
Athletic Bilbao, Real Sociedad, Zaragoza, Espanyol, Sevilla e Villarreal não concordavam com a a proposta da Liga de Futebol Profissional (LPF) da Espanha que queria protestar por questões referentes aos direitos de transmissão de TV e uma maior participação no dinheiro das loterias. A greve contava com o apoio dos gigantes Barcelona e Real Madrid. Mas os seis clubes que foram à Justiça eram contra e alegavam ser impossível parar o campeonato por causa da falta de datas.
"A corte decidiu que o calendário da primeira e da segunda divisão deve permanecer inalterado", informou um comunicado da Justiça assinado pela juiza Purificación Pujol.
Ela justificou a decisão afirmando que não se muda uma situação jurídica estável, concreta e pacífica acertada por todas como a existência de um calendário oficial que foi aprovado no dia 19 de julho do ano passado. A juíza também afirma que a decisão "impede um dano efetivo" no direito do cumprimento do calendário já estabelecido.
Os clubes que começaram a ser chamados na imprensa local de G-6 também são contrários à negociação individual dos contratos relacionados aos direitos de transmissão de TV. Eles defendem uma discussão em conjunto para que a divisão das receitas seja feita de forma mais igualitária. O atual contrato se encerra neste ano e um novo deve ser fechado para o período entre 2012 e 2015.


O G-6 também é contra o fim da obrigatoriedade de que pelo menos uma partida por rodada do Espanhol seja transmitida em TV aberta. A LPF é a favor e alega que os clubes deixam de ganhar 150 milhões de euros por não poderem negociar isso com a TV fechada ou o sistema de pay-per-view.

A LPF também deseja que a porcentagem do dinheiro vindo das loterias para os clubes seja superior aos atuais 10% do total.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário