Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de março de 2011

Roberto Carlos é vítima de racismo na Rússia

O lateral-esquerdo Roberto Carlos foi alvo de racismo na partida entre o seu Anzhi e o Zenit, em São Petesburgo. O time do lateral-esquerdo perdeu por 2 a 0, e um torcedor local fez um papelão: ofereceu uma banana ao brasileiro na entrada dos times em campo, segundo texto da agência Lancepress.
Durante o jogo não foram registradas outras manifestações de racismo, mas o Zenit tem histórico. A Uefa ameaçou expulsar o clube da Copa da Uefa em 2008, por conta de atos racistas da torcida na partida contra o Olympique de Marselha, também em São Petesburgo. Durante aquele jogo, a torcida ofendeu jogadores negros da equipe francesa. 

Dick Advocaat, técnico do Zenit à época, chegou a afirmar em entrevista que os fãs do Zenit proibiam a presença de jogadores negros na equipe. Ele disse que "contrataria qualquer um para o time, mas não podia fazer isso por causa dos torcedores", e que "não entendia a postura deles". 

No último final de semana, outro brasileiro foi vítima de racismo: Marcelo, lateral-esquerdo do Real Madrid, ouviu gritos de "macaco" vindos das arquibancadas do Vicente Calderón, no clássico com o Atlético de Madrid. O Real venceu por 2 a 1.

(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário