Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

A polêmica nudez do Vancouver Whitecaps

A modelo pintada com a camisa do Whitecaps e o cachecol em posição estratégica - Reprodução
Um vídeo na internet feito para promover a estreia do time canadense Vancouver Whitecaps na Major League Soccer (MLS), a liga de futebol dos Estados Unidos, está causando polêmica no Canadá. O vídeo mostra uma modelo seminua tendo o corpo pintado com as cores da camisa do clube e termina com a mensagem: "Onde você estará no dia 19 de março?". A data é uma alusão à estreia do Vancouver contra o Toronto FC no Empire Field.
Embora o vídeo não tenha nada demais (veja você mesmo lá no fim do post) e seja um sucesso na internet, muita gente o achou de gosto duvidoso.
- Posso te dizer como as jovens mulheres que são interessadas em futebol são. Elas são todas vestidas com camisas e shorts. Elas estão ensopadas, enlameadas, são focadas, empolgadas e gostam de vencer. Elas não são passivas nem pintadas. Elas não estão numa tela em branco para algum tipo de fantasia esportiva perversa - criticou Anne Giardini, presidente da Weyerhaeuser Company, em entrevista a um jornal canadense.

O diretor de marketing do Whitecaps, Kim Jackman, discordou de Anne.
- As reações, acreditem, têm sido esmagadoramente positivas. O corpo pintado foi a nossa maneira de tentar tocar em uma tradição do futebol. Eles cantam músicas, pintam seus rostos e, sim, pintam seus corpos.
Jackman disse que muitas reações negativas vieram por causa da campanha publicitária veiculada em jornais que mostra a modelo já toda pintada coberta apenas por um cachecol num local estratégico (como você vê na foto acima).
- Certamente não queríamos ofender ninguém. Ela está bem coberta - se defendeu. - Você pode olhar um catálogo da Victoria's Secret, ou da Bay, e ver pessoas mais expostas.
Se algumas mulheres reclamaram, o patrocinador do clube, a empresa de telecomunicações canadense Bell, também não gostou muito da campanha.
- Entendemos que eles são uma exuberante equipe nova (o time foi fundado em 2009), ansiosa para começar a jogar, mas este esforço de marketing claramente não se encaixou nas expectativas da Bell - disse a porta-voz da empresa, Marie-Eve Francoeur. - Conversamos com o Whitecaps sobre essa específica campanha de marketing e eles entenderam a nossa posição.
Pelo visto, o Whitecaps será mais conservador nas próximas campanhas de marketing.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário