Pesquisar este blog

sábado, 26 de junho de 2010

O quinto duelo entre alemães e ingleses numa Copa

Uma das maiores rivalidades do futebol mundial, que extrapola até os limites do gramado, Inglaterra e Alemanha se encontram neste domingo em Bloemfontein para a disputa da que promete ser a mais eletrizante partida de oitavas de final desta Copa do Mundo. As duas seleções entram em campo em busca de uma vaga nas quartas de final para continuar sonhando com um troféu que não levantam desde 1990, no caso dos alemães, ou desde 1966, no caso dos ingleses.
O jovem time alemão tentará mostrar que a boa impressão deixada contra a Austrália na estreia não foi apenas fogo de palha. Mas a equipe de Joachim Löw parece estar na descendente.
Já para os ingleses, que vêm crescendo na competição, o clássico é ainda mais decisivo para um grupo de jogadores que não terão nova chance em 2014 porque já serão veteranos. Nomes como Gerrard, Lampard e Terry, que tiveram carreiras brilhantes em seus clubes, podem ficar conhecidos como mais uma geração que não faturou uma Copa do Mundo como outras tantas depois da vitoriosa equipe de Bobby Charlton, Jack Charlton e Bobby Moore.
O jogo deste domingo será o quinto duelo entre alemães e ingleses em Copas. E o equilíbrio marca o confronto. A Inglaterra ganhou uma partida, justamente a decisão de 1966, e a Alemanha ganhou outra nas quartas de final de 1970. Houve ainda dois empates na segunda fase da Copa de 1982 e nas semifinais da Copa de 1990. Mas neste caso, os alemães levaram a melhor e venceram por 4 a 3 nos pênaltis, indo para a final em que conquistariam o tricampeonato.
Em 1966, a decisão foi para a prorrogação após empate normal em 2 a 2. Aos 11 minutos do tempo extra, Alan Ball tocou para Geoff Hurst, mandar um chute forte que acertou o travessão e caiu no gramado. O gol foi confirmado pelo árbitro suíço Gottfried Dienst, mas os alemães reclamaram muito e afirmaram que aquela bola não entrou (tire sua conclusão no vídeo abaixo). No final do segundo tempo da prorrogação, o mesmo Hurst faria mais um, o terceiro dele no jogo, fechando a decisão em 4 a 2. Peters fez o outro gol inglês enquanto Haller e Weber descontaram para os alemães.
A Inglaterra de Alf Ramsey entrou em campo com Gordon Banks, George Cohen, Jack Charlton, Bobby Moore e Ray Wilson; Nobby Stiles, Alan Ball, Bobby Charlton e Martin Peters; Geoff Hurst e Roger Hunt. Os alemães comandados por Helmut Schön jogaram com Hans Tikowski, Horst-Dieter Höttges, Willie Schulz, Wolfgang Weber e Karl-Heinz Schnellinger; Beckenbauer e Overath; Haller, Uwe Seller Siegfried Held e Lothar Emmerich.
Quatro anos depois, novo empate em 2 a 2 levou o jogo mais um vez para a prorrogação. Dessa vez, porém, um gol de Gerd Müller colocou os alemães nas semifinais. Beckenbauer e Uwe Seller marcaram os outros gols da equipe ainda comandada por Helmut Schön. Mullery e Peters descontaram para o time de Alf Ramsey que entrou em campo com Bonetti, Keith Newton, Terry Cooper, Alan Mullery e Brian Labone; Bobby Moore, Francis Lee e Alan Ball; Bobby Charlton (Colin Bell), Geoff Hurst e Martin Peters (Norman Hunter). A Alemanha jogou com Sepp Maier, Horst-Dieter Höttges (Willie Schulz), Franz Beckenbauer, Karl-Heinz Schnellinger, Stan Libuda (Grabowski) e Hennes Loehr; Klaus Fichtel, Berti Vogts e Overath;Uwe Seller e Gerd Müller.
Em 1982, o duelo acabou em 0 a 0. O jogo no Santiago Bernabéu foi apitado pelo árbitro Arnaldo Cezar Coelho. Então dirigida por Jupp Derwall, a Alemanha jogou com Schumacher, Briegel, Breitner, Karl-Heinz Foerster e Dreammler; Bernd Foerster, Reinders (Littbarski), Stielike e Hansi Müller (Fischer); Rummenigge e Kaltz. Os ingleses de Ron Greenwood entraram em campo com Peter Shilton, Butcher, Coppel, Francis (Woodcock) e Mariner; Mills, Rix, Bryan Robson e Sanson; Thompson e Wilkins.

Oito anos depois, o último encontro pelas semifinais da Copa. Embora tenham feito sua melhor partida naquele Mundial da Itália, os ingleses acabaram sucumbindo nos pênaltis perdidos por Stuart Pearce e Chris Waddle que deu a vitória aos alemães. A Alemanha viria a ser campeã enquanto a Inglaterra terminaria em quarto lugar. No tempo normal, empate em 1 a 1 graças a uma falta cobrada da entrada da área por Brehme e o gol do artilheiro Gary Lineker.
Dirigida por Franz Beckenbauer, a Alemanha entrou em campo com Illgner, Brehme, Kohler, Augenthaler e Buchwald; Berthold, Olaf Thon, Thomas Hassler (Reuter) e Lotthar Matthaus; Rudi Voller (Riedle) e Jurgen Klinsmann. A Inglaterra de Bobby Robson jogou com Peter Shilton, Stuart Pearce, Des Walker, Terry Butcher (Trevor Steven) e Chris Waddle; Paul Parker, Mark Wright, David Platt e Paul Gascoigner; Peter Beardsley e Gary Lineker. Uwe Seller e Gerd Müller.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário