Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Copa de 2010 já tem seu campeão moral

A Copa do Mundo da África do Sul já tem o seu "campeão moral". É a Nova Zelândia, que se despediu do Mundial nesta quinta-feira sem perder um único jogo. Foram três empates nos três partidas disputadas pelo grupo F.
Os neo-zelandeses ainda podem comemorar um feito. Ficaram na frente da atual campeã Itália no grupo. Os italianos se despediram da Copa ao serem derrotados pela Eslováquia por 3 a 2.
Na Copa de 2006, na Alemanha, a "campeã moral" foi a Suíça, que saiu do Mundial sem perder após cair diante da Ucrânia na disputa de pênaltis das oitavas de final. Além disso, os suíços não tomaram nenhum gol.
Para quem não sabe ou não lembra, a expressão "campeão moral" foi criada pelo ex-técnico da seleção brasileira Claudio Coutinho após o Brasil terminar a Copa de 1978, na Argentina, sem perder. O Brasil ficou em terceiro lugar naquela Copa ao derrotar a Itália por 2 a 1.
A campeã de fato daquele ano foi Argentina que derrotou a Holanda na final por 3 a 1 após uma classificação, digamos, suspeitíssima conquistada naqueles 6 a 0 sobre o Peru na segunda fase. A goleada acabou tirando o Brasil, único invicto daquela Copa, da final.
Com o fim da competição, Coutinho disse: "Nós fomos os campeões morais dessa Copa".
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário