Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Liga Inglesa é a que mais cedeu jogadores para a Copa

Os clubes da Inglaterra podem não ter conquistado nada nesta temporada europeia, mas continuam dando as cartas no futebol mundial. Prova disso é que dos 736 jogadores que vão disputar a Copa do Mundo, 117 disputam os Campeonatos Ingleses, número que equivale a 15,8% dos jogadores que estarão na África do Sul.
Isso mesmo, são "os" campeonatos, porque nem todos são da Premier League, o mais badalado e rico campeonato nacional do velho continente. Dos 25 clubes ingleses que cederam jogadores para a Copa, 18 disputaram a última Premier League e dois (Newcastle e West Bronwich) subiram nesta temporada para a primeira divisão. Há ainda um jogador de um clube da terceira divisão, o Plymouth Argyle.
Dos clubes ingleses, quatro figuram na lista dos dez times que mais cederam jogadores para a Copa. Incluindo o "campeão" deles,  o Chelsea, com 14 atletas. Liverpool (12), Arsenal (10) e Manchester United (9) vêm na sequência. 
Em segundo lugar no ranking das ligas que mais cederam atletas para a Copa está a Itália, com 83 jogadores. Na lista italiana, Inter de Milão (10 jogadores), Juventus (9) e, surpreendentemente, a Udinese (9), aparecem entre as equipes que mais cederam jogadores para a Copa. Também vieram do país jogadores de times da segunda divisão como Sassuolo, Cesena, Mantova e Reggina.
Completa a lista dos três primeiros a Alemanha, cuja liga tem 80 representantes, 11 deles vindos do Bayern de Munique. Outros nove jogam no Wolfsburg, incluído os brasileiros Josué e Grafite.
Um dos campeonatos mais importantes do mundo, a Espanha aparece na lista em quarto lugar com 59 jogadores. Quase 40% deles vem da dupla Real Madrid-Barcelona. O Barça cedeu 13 jogadores, entre eles o brasileiro Daniel Alves e o argentino Messi, e o Real 10 atletas.
A França, com 46 jogadores, fecha a lista das cinco ligas que mais cederam atletas para a Copa do Mundo.
Entre os clubes que mais cederam jogadores, também é surpreendente a presença do Panathinaikos. Nada menos do que 10 jogadores da equipe grega estarão na Copa. Entre eles, o brasileiro Gilberto Silva. Do Campeonato Grego vieram 22 atletas. A liga está atrás ainda da Holanda (32) e do Japão (25) entre os países com mais presença no mundial.
Na separação por continente, 552 jogadores que atuam na Europa estarão na Copa. Outros 64 jogam na Ásia. Um total de 41 vêm das Américas do Norte e Central enquanto 38 são da América do Sul, sendo seis que jogam no Brasil: Kléberson e Fierro, do Flamengo, Robinho, do Santos, Cáceres, do Atlético-MG, Loco Abreu, do Botafogo, e Gilberto, do Cruzeiro. Vinte e seis jogadores atuam na África e 14 jogam na Oceania.
Um total de 50 ligas nacionais estão representadas na Copa do Mundo. Foram ainda convocados jogadores de 298 times.
Abaixo o ranking por país da Copa do Mundo:
117 jogadores - Inglaterra 
83 jogadores - Itália 
80 jogadores - Alemanha 
59 jogadores - Espanha 
46 jogadores - França 
32 jogadores - Holanda 
25 jogadores - Japão 
22 jogadores - Grécia 
21 jogadores - Portugal 
20 jogadores - México e Coreia do Norte 
17 jogadores - África do Sul 
15 jogadores - Rússia 
14 jogadores - Turquia e Honduras 
13 jogadores - Coreia do Sul 
11 jogadores - Argentina e Nova Zelândia 
10 jogadores - Chile e Suíça 
9 jogadores - Dinamarca e Escócia 
7 jogadores - Estados Unidos e Bélgica 
6 jogadores - Brasil e Israel 
5 jogadores - Paraguai 
4 jogadores - Eslováquia
3 jogadores - Uruguai, Eslovênia, Emirados Árabes Unidos, Argélia, Sérvia, Gana e Austrália 
2 jogadores - Ucrânia, Romênia, China, Colômbia, Polônia e Noruega 
1 jogador - Costa do Marfim, Equador, República Tcheca, Suécia, Áustria, Bulgária, Egito, Qatar e Camarões
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário