Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O melhor e o pior da primeira fase da Copa do Mundo

Nesta sexta-feira África do Sul e México dão o pontapé inicial da Copa do Mundo. Até o dia 29 quando terminam as oitavas de final, teremos na maior parte do tempo três jogos, ou 270 minutos, de futebol por dia num total de 48 partidas.
Como nem todo mundo poderá assistir à todas as partidas da Copa (lembremos que os jogos são em horário de trabalho - 8h30m, 11h e 15h30m), Planeta que Rola resolveu montar uma lista com o que promete ser o crème de la crème desta primeira fase. Afinal, se é para dizer no trabalho que você está doente ou matar pela quinta vez aquela sogra querida e amada, tem que ser por algo que vale a pena. Não é verdade?
Como nem tudo são flores, também listamos cinco bombas para vocês manterem distância e fazerem uma média com a namorada ou o namorado. Algo como: "Futebol? Copa? Nem sei o que é isso amor. Vamos ao cinema nesse horário que é melhor".
Vamos então ao nosso guia. Primeiro e em ordem cronológica os dez jogos imperdíveis desta Copa e os motivos para não perdê-los.
Dez jogos que queremos ver:
1- Uruguai x França - 11 de junho - 15h30m (horário de Brasília)
Por que assistir? - É o único duelo de campeões da primeira fase. Tudo bem que são campeões que já não jogam mais aquele futebol de outrora, mas vai que eles surpreendem e fazem um bom jogo. Afinal, como já disse um certo jogador brasileiro, clássico é clássico e vice-versa. É uma boa oportunidade também para ver se Ribéry poderá ser O substituto de Zidane que a França tanto precisa após o vexame de perder para a China num amistoso pré-Copa.
2- Argentina x Nigéria - 12 de junho - 11h
Por que assistir? - É a estreia de Messi e cia no Mundial. Nada melhor como o primeiro jogo para sabermos se as medidas liberais do técnico Maradona (sexo, vinho e churrasco liberado na concentração, mas com moderação hein) deram certo ou não. Se os argentinos correrem numa boa pode ser um sinal positivo. Se notarmos um certo cansaço, bem, será que tudo estará sendo praticado com moderação pela turma de Don Diego?
3- Inglaterra x Estados Unidos - 12 de junho - 15h30m
Por que assistir? - Sim, sabemos que sábado é Dia dos Namorados, mas é Copa do Mundo, amigo. São dois jogos fundamentais. Você pode argumentar com a sua cara-metade (se ela não gostar de futebol, evidentemente), que Dia dos Namorados tem todo ano, mas Copa do Mundo é a cada quatro anos. E por que este jogo é importante? Razões históricas. Um dos maiores vexames ingleses em Copas aconteceu justamente contra os Estados Unidos quando eles foram derrotados por 1 a 0 na Copa de 1950. Naquela época, o hiato futebolístico entre os americanos e os inventores do futebol era muito maior do que a atual geração de Landon Donovan em relação ao time de Rooney e Gerrard. Mas ainda assim, uma derrota não seria nada legal. E à noite ainda dá para fazer aquele jantar para a data não passar em branco.
4- Holanda x Dinamarca - 14 de junho - 8h30m
Por que assistir? - É a estreia da Holanda, time que praticou o melhor futebol do período pré-Copa e tem um dos destaques da Inter de Milão campeã europeia, o meia Sneijder. Mas se o futebol não for essas coisas dentro do campo, olhe para as arquibancadas. É o jogo que promete reunir as torcedoras mais bonitas da Copa do Mundo. Promete ser um verdadeiro desfile de beldades.
5- Espanha x Suíça - 16 de junho - 11h
Por que assistir? - A Espanha chega como favorita na Copa, mas tem fama de amarelar na hora H. Nessa estreia diante do ferrolho suíço, que não levou gol em 2006, a Fúria terá a oportunidade de mostrar que veio finalmente para ganhar o título. Tem que ser o cartão de visitas do time de Vicente del Bosque.
6- Alemanha x Sérvia - 18 de junho - 8h30m
Por que assistir? - Não é pela Alemanha, mas pela Sérvia. Já li alguns analistas dizendo que a Sérvia pode surpreender na Copa do Mundo. Bom, então nada melhor do que uma partida com a tricampeã do mundo para os sérvios mostrarem se eles podem realmente ser isso tudo ou vão parar no meio do caminho.
7- Portugal x Coreia do Norte - 21 de junho - 8h30m
Por que assistir? - A frase no ônibus da Coreia do Norte evoca os feitos da equipe de 1966, que eliminou a Itália na primeira fase e só caiu nas quartas de final justamente contra Portugal. Portanto, esse duelo é um reencontro após aquela partida em que os norte-coreanos chegaram a abrir 3 a 0, mas sucumbiram diante de Eusébio e Coluna e perderam por 5 a 3. Será que Jong Tae Se conseguirá conduzir o time a uma vitória agora?
8- Grécia x Argentina - 22 de junho - 15h30m
Por que assistir? - Foi contra a Grécia que Maradona marcou seu último gol em Copas do Mundo, em 1994, nos Estados Unidos. Após aquela partida, o craque ainda faria mais um jogo contra a Nigéria, quando foi novamente flagrado em um exame antidoping e nunca mais pisou os gramados para disputar um Mundial. Agora o gênio vai enfrentar novamente a Grécia e a Nigéria, mas sentado no banco de reservas como treinador da Argentina.
9 - Camarões x Holanda - 24 de junho - 15h30m
Por que assistir? - Samuel Eto'o andou se desentendendo com Roger Milla. Maior ídolo da história de Camarões, Milla disse que Eto'o não apresenta na seleção o mesmo futebol dos clubes (papinho velho esse). Por causa das críticas, o atacante da Inter de Milão chegou a ameaçar não disputar o Mundial. Mas ele vai e nada melhor do que um duelo contra a Holanda para Eto'o mostrar que Milla está errado. É um jogo que promete muitos gols.
10 - Brasil x Portugal - 25 de junho - 11h
Por que assistir? - Este promete ser um dos grandes jogos da primeira fase. Deve definir o primeiro lugar do grupo G. Além disso, será o primeiro grande duelo de craques na Copa do Mundo. De um lado, o brasileiro Kaká e do outro o português Cristiano Ronaldo. Feliz é o torcedor do Real Madrid que conta com as duas feras no seu time.
E agora os cinco jogos que só veremos por obrigação jornalística:
1- África do Sul x México - 11 de junho - 11h
Por que não assistir? - Tá certo, estamos todos torcendo pelo sucesso do time do Parreira, os Bafana Bafana contam com a simpatia mundial, mas qual foi a última vez em que você viu uma partida de abertura de Copa que foi boa?
2- Coreia do Sul x Grécia - 12 de junho - 8h30m
Por que não assistir? - Um time de pura correria contra outro que tem como ponto forte a defesa. E você ainda tem que acordar cedo. Não dá né... 
3- Nova Zelândia x Eslováquia - 15 de junho - 8h30m
Por que não assistir? - Convenhamos, a Nova Zelândia só está na Copa porque a Austrália agora disputa as Eliminatórias asiáticas. É um time muito fraco. Já a Eslováquia é estreante e uma das seleções menos interessantes da Europa.
4- Eslováquia x Itália - 24 de junho - 11h 
Por que não assistir? - O grupo F está cheio de jogos que prometem ser sonolentos. Neste aqui, além dos mesmo argumentos de cima sobre a Eslováquia, poderia dizer também que a Itália não é muito chegada a jogar bonito. Em primeira fase de Copa então...
5- Suíça x Honduras - 25 de junho - 15h30m
Por que não assistir? - De um lado um time que é só defesa do outro uma seleção que deve ser uma das mais fracas da Copa. Não perca seu tempo.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário