Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Real x Bayern: 36 anos de rivalidade em mais um jogo decisivo

Um dos grandes clássicos do futebol europeu, Real Madrid e Bayern de Munique entram em campo nesta quarta-feira sob o peso de uma rivalidade de 36 anos, cujo novo capítulo será escrito a partir das 15h45m (de Brasília) no Santiago Bernabéu. Após o triunfo por 2 a 1 no Allianz Arena, o time alemão terá a vantagem do empate na capital espanhola para chegar na decisão da Liga dos Campeões da Europa contra o Chelsea, que eliminou o Barcelona na terça-feira. Para a equipe de José Mourinho, a vaga só virá em caso de vitória por 1 a 0 ou por dois gols de diferença.
Os dois times vivem um bom momento. Se o Real Madrid vem de uma vitória de lavar a alma contra o Barcelona após sete jogos de jejum que o deixou muito perto do título espanhol, o Bayern, que perdeu o título alemão para o Borussia Dortmund, tem a seu favor a ótima campanha que tem feito no torneio e a motivação de jogar em casa na final.
A semifinal desta quarta-feira será mais um capítulo na histórica rivalidade dos dois gigantes europeus marcada por partidas decisivas de mata-mata do principal torneio europeu. Só de semifinais, esta é a quinta vez que Bayern e Real se enfrentam. E a vantagem é do time alemão, que eliminou o rival em três oportunidades em 1975-76, 1986-87 e 2000-01. Em duas vezes, em 1976 e 2001, o Bayern foi campeão. A única vitória madridista nesta fase foi na temporada 1999-2000.
Estes confrontos semifinais foram marcados por polêmicas e atuações decisivas dos dois lados. Em 76, o grande nome do jogo foi o atacante Gerd Müller, autor de três gols. Um no 1 a 1 no jogo de ida no Bernabéu e dois na vitória por 2 a 0 no jogo de volta. Naquele ano o Bayern seria campeão ao derrotar o Saint-Ettiene por 1 a 0 em Glasgow.
Em 1987, foi outro ex-craque da seleção alemã que foi decisivo. Lothar Mathäus fez dois gols na goleada de 4 a 1 no estádio Olimpico que deu tranquilidade ao Bayern para conseguir a classificação contra o Real Madrid de Butragueño e Santillana mesmo com a derrota por 1 a 0 no jogo de volta. No primeiro jogo, o clima foi quente, com Mathäus dando uma entrada violenta em Chendo e recebendo de Juanito, de volta, um pisão nas costas e outro no rosto.
A outra classificação do Bayern, em 2001, começou a ser conquistada com uma grande atuação do goleiro Oliver Khan no jogo de ida, que garantiu a vitória por 1 a 0 no Santiago Bernabéu. Além da atuação decisiva do brasileiro Élber, autor do gol em Madri e de um gol nos 2 a 1 em Munique.
Em 1999-2000, o Real conseguiu o único triunfo num confronto direto semifinal. O grande nome do confronto foi o atacante Anelka, autor de um gol nos 2 a 0 em Madri e do gol da classificação na derrota por 2 a 1 em Munique. Foram os jogos que o torcedor considerou bem pago os 33 milhões de euros que o clube desembolsara para contratar o atacante francês. Na final, o Real seria campeã com a vitória de 3 a 0 sobre o Valencia.
Em toda a história, Real Madrid e Bayern de Munique se enfrentaram 19 vezes na Liga dos Campeões. E a vantagem do time bávara é ampla. São 11 vitórias, dois empates e seis triunfos do Real. Em oito confrontos de mata-mata, há equilíbrio com quatro vitórias para cada lado. O jogo desta quarta, portanto, é um tira-teima.
A última vez que os dois se enfrentaram foi nas oitavas de final da temporada 2006-07 e o Bayern levou a melhor graças aos gols marcados fora de casa, pois perdeu por 3 a 2 em Madri, mas ganhou por 2 a 1 em Munique.
Confiança em Madri
Apesar do retrospecto desfavorável, o Real Madrid está confiante na vitória.
- Chegou o momento dessa equipe e estou seguro de que em casa ganharemos porque jogaremos diante da nossa torcida - disse o craque Cristiano Ronaldo. - Eles jogaram em casa e ganharam, mas nós marcamos um gol fora. Faremos uma grande partiida e vamos ganhar - garantiu.
O time conseguiu reverter cinco das sete séries de mata-mata que teve quando saiu perdendo por 2 a 1 e ganhou todas as suas partidas em casa nesta temporada da Liga dos Campeões. Números que dão suporte à confiança do português.
- Do meio-campo para a frente somos muito bons. E atrás também. Mas temos que nos concentrar nos quatro nomes da frente porque um deles vai fazer a diferença - afirmou Ronaldo, referindo-se a ele, Özil, Benzema e Di Maria.
No Bayern, todos estão concentrados em marcar pelo menos um gol. O time bávaro acredita que com isso, a classificação para a final ficará mais próxima.
- Eu espero que a gente consiga marcar um gol. E vamos conseguir - disse o meia Schweinsteiger. - Um jogo como esse é o ponto alto da temporada. Você trabalha a temporada inteira em busca disso - completou.
Real Madrid x Bayern de Munique
Local: Estádio Santiago Bernabéu, em Madri
Horário: 15h45m (de Brasília)
Árbitro:
Real Madrid: Casillas, Arbeloa, Sérgio Ramos, Pepe e Marcelo; Khedira, Xabi Alonso, Özil, Di Maria e Cristiano Ronaldo; Benzema. Técnico: José Mourinho. 
Bayern de Munique: Neuer, Lahm, Badstuber, Boateng e Alaba; Luiz Gustavo, Toni Kroos e Schweinsteiger; Ribèry, Mário Gomez e Robben. Técnico: Jupp Heynckes.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário