Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Campeonatos europeus entram na reta final

Faltando menos de um mês para o fim da temporada, os campeonatos da Europa entram na reta final. Alguns países já conheceram seus campeões e nesta quarta-feira Espanha, Itália e Holanda podem conhecer seus novos campeões. Veja como está a situação das principais ligas do continente.
Espanha:
Depois de três anos de domínio do Barcelona, o Real Madrid está muito perto de conquistar o seu 32º título nacional. Para isso, precisa derrotar o Athletic Bilbao no San Mamés em jogo pela 20ª rodada que foi adiada por causa da greve dos jogadores no início da temporada. Com a vitória, o time merengue não poderá mais ser alcançado pelo Barcelona, que recebe o Málaga no Camp Nou.
Embora tenha falhado no objetivo de conquistar sua 10º Liga dos Campeões da Europa, o Real viveu uma temporada de marcas importantes. Além de ter conseguido vencer o Barcelona depois de sete jogos, o time de José Mourinho quebrou o recorde de gols da Liga com os 112 já marcados e o atacante Cristiano Ronaldo também quebrou o próprio recorde de gols em uma edição do campeonato. Com 43 gols, ele divide a artilharia com Lionel Messi e os dois disputam quem vai ficar com a nova marca ao fim da temporada.
Se o título está perto da definição, a disputa pelas duas últimas vagas na Liga dos Campeões e pelas duas vagas na Liga Europa estão em aberto. Valencia e Málaga estão mais perto do principal torneio da Europa com 55 pontos, mas também estão na disputa o Levante (52 pontos) e o Atlético de Madrid (49). Quem sobrar ainda disputa com Athletic Bilbao (48) e Osasuna (48) um prêmio de consolação na Liga Europa. O Racing (26 pontos) já está rebaixado. Zaragoza (34) e Sporting Gijon (34) também estão perto da Série B, mas ainda podem ultrapassar Villarreal (38) e Granada (39).
Itália:
Depois de nove anos, a maior campeã da Itália (27 scudettos) está perto de voltar a conquistar um título. E de forma invicta. A Juventus lidera o Campeonato Italiano com 77 pontos, três a frente do Milan. Se vencer o Lecce no seu estádio e o Milan perder em San Siro para a Atalanta, a Velha Senhora fatura o título.
Como a Itália perdeu uma vaga na Liga dos Campeões para a Alemanha, apenas mais um time vai para o torneio. E a disputa está acirrada entre Napoli, Udinese, Inter e Lazio, todos com 55 pontos. A Roma corre por fora com 51. O terceiro vai para a Champions enquanto outros dois vão para a Liga Europa. O Cesena já foi rebaixado. Se perder para a Fiorentina, o Novara pode ser o próximo desde que o Genoa derrota o Cagliari. Lecce, Genoa e Fiorentina tentam fugir da última vaga do rebaixamento.
Holanda:
Com 70 pontos e a duas rodadas do fim da liga, o Ajax está a um empate do bicampeonato holandês. Se não sair do 0 a 0 contra o Venlo nesta quarta-feira no Amsterdam Arena, o time levantará o seu 31º troféu. Único que pode tirar o título do Ajax, o Feyenoord (64 pontos) enfrenta o Heracles na disputa pela outra vaga do país na Liga dos Campeões. PSV (63), AZ (61), Heerenveen (61) e Twente (60) também sonham com o torneio. Dois deles vão para a Liga Europa. Excelsior (18) e De Graafschap (20) se enfrentam para ver quem será rebaixado e quem vai disputar um playoff contra o rebaixamento. Playoff que Venlo (28) e Den Haag (32) tentam fugir.
Alemanha:
Quase tudo está definido na Bundesliga. O Borussia Dortmund foi campeão com duas rodadas de antecedência e vai para a Liga dos Campeões com Bayern de Munique, Schalke 04 e Borussia Monchengladbadch. Bayer Leverkusen e Stuttgart já estão na Liga Europa. Hannover (45) e Wolfsburg (44) disputam a última vaga. No sábado, o Hannover enfrenta o já rebaixado Kaiserslautern e o Wolfsburg o Stuttgart. Hertha Berlin (28 pontos) e Colônia (30) jogam para saber quem será rebaixado e quem vai disputar um playoff contra o terceiro colocado da Série B para ficar na elite.
Portugal:
Com o tropeço do Benfica no domingo, o Porto conquistou o seu 26º título nacional. Foi a oitava conquista nos últimos dez anos. Se vencer o Leiria no próximo fim de semana, o Benfica estará na Liga dos Campeões. Braga e Sporting já estão na Liga Europa e o Marítimo está a um empate contra o Olhanense para também disputar o torneio. Se for derrotado pelo Benfica, o Leiria será rebaixado.
França:
Cinco pontos a frente do PSG, o Montpellier está perto de conquistar o primeiro título francês de sua história. Com 72 pontos, o time pode até ser campeão daqui a uma semana vencer o Evian nesta terça-feira e o Rennes na próxima segunda e o PSG perder um jogo contra Saint-Ettienne ou Valenciennes. Faltam quatro rodadas para o fim da competição. Montpellier e PSG estão quase classificados para a Liga dos Campeões. A última vaga deve ficar com o Lilla (65 pontos), que disputa a vaga com o Rennes (57) e o Lyon (56). Oito times ainda brigam para não ficarem entre os três que serão rebaixados: Lorient (38), Nice (37), Caen (35), Dijon (34), Ajaccio (34), Brest (33), Sochaux (33) e Auxerre (31).
Inglaterra:
Manchester United (83 pontos) e Manchester City (80) vão até o final na disputa do título e estarão na próxima Liga dos Campeões da Europa. Arsenal (66), Tottenham (62), Newcastle (61) e Chelsea (61) estão na briga pelas duas últimas vagas na Champions. O quinto colocado vai para a Liga Europa junto com o Liverpool, que venceu a Copa da Liga Inglesa. Uma vaga no torneio ainda pode ser aberta pela Premier League se o Liverpool vencer a Copa da Inglaterra ou o Chelsea vencer a Liga dos Campeões, pois Reds e Blues farão a decisão da Copa da Inglaterra no dia 5 de maio. O Wolverhampton já está rebaixado. Mais duas equipes vão cair. Blackburn (31), Bolton (34), Queens Park Rangers (34), Wigan (37) e Aston Villa (37) ainda lutam contra o rebaixamento.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário