Pesquisar este blog

sábado, 21 de abril de 2012

Borussia Dortmund é bicampeão alemão

Foi uma campanha incontestável com 23 vitórias em 32 jogos disputados até aqui e um três vitórias seguidas sobre o segundo (Bayern de Munique), o terceiro (Schalke 04) e o quarto colocado (Borussia Monchengladbach) da tabela nas últimas três rodadas, que mostram que o Borussia Dortmund realmente merecia mais do que todos os outros 17 times o título alemão desta temporada. E com duas rodadas de antecedência.
A festa no estádio Westfalen começou logo após a vitória por 2 a 0 sobre o Borussia Monchengladbach e promete não parar até o dia da decisão da Copa da Alemanha contra o Bayern de Munique, que vai terminar com o vice-campeonato desta temporada, no dia 12 de maio no estádio Olímpico de Berlim.
O Borussia conquistou o bicampeonato alemão com uma atuação tranquila. O time precisava vencer, uma vez que o Bayern derrotara mais cedo o Werder Bremen por 2 a 1 com um time quase todo de reservas. Mas atuou com a segurança de quem venceria a partida quando quisesse.
A equipe de Jurgen Klopp raramente foi ameaçado pelo Monchengladbach, que teve, a rigor, duas chances de estragar a festa. Uma delas foi com Hanke, mas o impedimento anulou o gol do atacante. A outra foi numa bonita jogada de Marco Reus no segundo tempo. Jogando diante de sua futura torcida, ele deu um lençol num zagueiro do Dortmund, entrou na área, mas chutou em cima do goleiro Weidenfeller.
Enquanto isso, a tradicional muralha amarela fazia a festa atrás do gol já sabendo que o título era questão de tempo. Ele começou a ser comemorado com o gol de Perisic aos 23 minutos. Aos 14 do segundo tempo, Kagawa fez o segundo. Um gol para coroar a grande temporada do meia japonês, que foi um dos que assumiram a liderança técnica do Dortmund numa temporada em que Mario Götze teve problemas de lesão e pouco jogou.
Götze ainda entrou no segundo tempo para participar da festa posteriormente regada a muita cerveja, como é tradicional na Alemanha, e a participação das esposas e namoradas dos jogadores, que entraram no campo para comemorar com o time.
Com o título, o Borussia fez com que o Bayern de Munique passasse pela primeira vez duas temporadas seguidas sem conquistar um título alemão desde 1996. Na ocasião, o mesmo Dortmund comemorara um bicampeonato.
Foi ainda o oitavo título do clube, que ultrapassou o seu maior rival, o Schalke 04, em número de conquistas. O Borussia agora só está atrás do Bayern (21 taças) e do Nuremberg, que tem nove, mas não ganha um título desde 1968.
Com o título, o Borussia vai disputar a próxima Liga dos Campeões da Europa junto com, Bayern de Munique, Schalke 04 e Borussia Monchengladbach, que precisa apenas de um empate na próxima rodada para voltar a disputar a competição.
Após o empate contra o Colônia por 1 a 1 neste sábado, o Stuttgart ficou apenas com chances matemáticas de ir para a Champions. Deve mesmo ir para a Liga Europa junto com o Bayer Leverkusen, que derrotou o Hoffenheim por 1 a 0. 
A outra vaga está entre Hannover (44 pontos), Werder Bremen (42), Hoffenheim (41) e Wolfsburg (41) com o Nuremberg (39) correndo por fora.
A rodada de hoje também sacramentou o rebaixamento do Kaiserslautern. Embora tenha vencido o Hertha Berlin por 2 a 1, o time não pode mais alcançar o Colônia (30 pontos), pois tem 23 pontos e faltam dois jogos para o término da competição.
Outros resultados do dia: Nuremberg 1 x 1 Hamburgo e Mains 05 0 x 0 Wolfsburg .
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário