Pesquisar este blog

domingo, 20 de novembro de 2011

Um giro pelos resultados do futebol europeu

Vamos a uma análise geral dos quatro principais campeonatos da Europa após a rodada deste fim de semana: 
Inglaterra – O fim de semana foi de clássico em Stamford Bridge. Chelsea e Liverpool fizeram um jogo bem meia boca em que os Reds levaram a melhor ao vencerem por 2 a 1. O jogo foi marcado por uma curiosidade: os bancos milionários das duas equipes. Fernando Torres, Andy Carroll e Henderson esquentaram por muito tempo o banco até entrarem. Torres ainda teve que ver Sturridge entrar na frente dele quando o Chelsea estava atrás no placar. Sturridge acabou marcando o gol de empate. O Liverpool abriu o placar num belo gol de Maxi Rodriguez após a tabela de Bellamy e Luís Suárez e a lambança de Mikel, que perdeu a bola na entrada da área. No fim, Glen Johnson fez um bonito gol e fim de papo.
O jogo mostrou que o Chelsea não é mais o mesmo. A equipe treinada por André Villas-Boas comete erros defensivos primários. Além disso, jogadores-símbolos daquele Blues outrora vencedor como John Terry, Lampard e Drogba estão muito abaixo do que já apresentaram.
Mas a sensação da Premier League é mesmo o Manchester City, agora o único invicto depois da vitória por 3 a 1 sobre o Newcastle no sábado. Logo atrás do City (34 pontos) vem o United (29), que bateu o Swasea City por 1 a 0, gol de Chicharito. Newcastle (25), Chelsea (22), Tottenham (22), Liverpool (22) e Arsenal (22) vêm na sequência. Os Gunners derrotaram o Norwich por 2 a 1 com dois gols de Van Persie, o artilheiro e um dos melhores jogadores do campeonato. São 13 gols para o holandês, que vem sendo fundamental na recuperação do time de Arsene Wenger na liga.
Outros resultados: Everton 2 x 1 Wolverhampton, Stoke City 2 x 3 Queens Park Rangers, Sunderland 0 x 0 Fulham, West Bromwich 2 x 1 Bolton e Wigan 3 x 3 Blackburn. Nesta segunda jogam Tottenham x Aston Villa.
Espanha – Na Liga espanhola, nada de diferente. O Real Madrid teve uma vitória dramática contra o Valencia (3 a 2), com mais um gol de Cristiano Ronaldo, o Barcelona goleou o Zaragoza (4 a 0) com mais um gol de Messi e os dois rivais vão disputando cabeça a cabeça o título. São 31 pontos para o time merengue e 28 para a equipe catalã. Valencia (24 pontos), Levante (23) e Sevilla (18) são os mais próximos perseguidores. Mas não assustam muito. 
Messi lidera a tabela de artilheiros com 15 gols e Cristiano Ronaldo vem em seguida com 14. O duelo de craques vai certamente até o fim.
O duelo entre Granada e Mallorca teve que ser suspenso quando o time da casa vencia por 2 a 1 depois que um dos árbitros assistentes da partida foi atingido por um objeto jogado por um torcedor no gramado.
Outros resultados: Villarreal 1 x 0 Bétis, Real Sociedad 0 x 0 Espanyol, Sporting Gijon 2 x 1 Getafe, Osasuna 0 x 0 Rayo Vallecano, Sevilla 1 x 2 Athletic Bilbao e Atlético de Madrid 3 x 2 Levante (o gol da vitória foi marcado pelo brasileiro Diego). 
Itália – Juventus e Lazio estão na ponta da tabela. Única invicta no Calcio, a Velha Senhora goleou o Palermo por 3 a 0 e chegou a 22 pontos. É a mesma pontuação da Lazio de Hernanes, que no sábado ficara no 0 a 0 com o Napoli.
Terceiro colocado, o Milan também não saiu do zero com a Fiorentina e aparece com 21 pontos. Logo atrás vem a Udinese com 21 e a Roma com 17. A primeira perdeu para o Parma por 2 a 0 fora de casa e a segunda derrotou o Lecce por 2 a 1 no estádio Olímpico.
Com gols de Thiago Motta e Phillipe Coutinho, a Inter de Milão derrotou o Cagliari por 2 a 1 e ocupa a 16ª posição com 11 pontos.
Outros resultados – Bologna 0 x 1 Cesena, Catania 1 x 2 Chievo, Genoa 1 x 0 Novara e Siena 2 x 2 Atalanta.
Alemanha – O jogo da rodada foi o clássico disputado em Munique, mas a notícia do fim de semana foi a tentativa de suicídio do árbitro Babak Rafati. Ele apitaria a partida entre Colônia e Mainz e foi encontrado desacordado na banheira do hotel e com os punhos cortados. O juiz de 41 anos foi levado para o hospital em estado crítico. 
No clássico, o Borussia Dortmund colocou fogo no Campeonato Alemão ao derrotar o Bayern de Munique por 1 a 0. O gol de Mario Götze deixou o atual campeão a dois pontos da equipe bávara (26 contra 28).
A sensação da Bundesliga, no entanto, é outro Borussia, o Monchengladbach, que ocupa a terceira posição com 26 pontos e neste fim de semana goleou impiedosamente o Werder Bremen por 5 a 0. O Bremen é o quinto colocado com 23 pontos, dois a menos do que o quarto colocado, o Schalke 04, que goleou o Nuremberg por 4 a 0.
Outros resultados – Kaiserslautern 0 x 2 Bayer Leverkusen, Wolfsburg 4 x 1 Hannover, Freiburg 2 x 2 Hertha Berlin, Stuttgart 2 x 1 Augsburg e Hamburgo 2 x 0 Hoffenheim.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário