Pesquisar este blog

sábado, 12 de novembro de 2011

Parabéns, Francescoli!

O futebol uruguaio vive um grande momento. Campeão da Copa América e líder das Eliminatórias sul-americanas, os torcedores da Celeste não param de comemorar. E neste sábado é mais um dia de festa. Hoje um dos maiores craques da história do país completa 50 anos. Trata-se de Enzo Francescoli, ídolo que até a glória de Diego Forlán e Luís Suárez neste ano tinha conduzido o Uruguai ao seu último título importante, a Copa América de 1995.
Naquela final, o Uruguai empatou com o Brasil por 1 a 1 e venceu nos pênaltis por 5 a 3. Um dos gols na disputa que garantiu à Celeste então seu 14ª título sul-americano foram marcados pelo craque.
Francescoli era um meia clássico e exímio cobrador de faltas. Para os que nunca o viram jogar, basta apenas saber que o craque é o ídolo de Zinedine Zidane. O francês, inclusive, deu ao seu filho o nome de Enzo em homenagem ao uruguaio. Enzo Zidane, aliás, também é jogador. Ele está com 16 anos e joga na base do Real Madrid.

Enzo Francescoli Uriarti começou a carreira no Wanderers, do Uruguai, mas foi no River Plate que ele começou a virar ídolo. Ele teve duas passagens pelo clube. Entre 1983 e 1986 conquistou um Campeonato Argentino. Mas foi na segunda passagem entre 1994 e 1997 que Francescoli conquistou seus maiores títulos. Foram quatro Campeonatos Argentinos (três Aperturas e um Clausura), uma Libertadores em 1996 e uma Supercopa em 1997.
Apelidado de "O Príncipe", Francescoli ainda jogou no Olympique de Marseille, onde conquistou um Campeonato Francês em 1990, e no Cagliari, da Itália.
Na Celeste, Francescoli ainda conquistou a Copa América de 1983 e 1987. Ele também disputou as Copas de 1986 e 1990.
O craque encerrou a carreira em 1997 jogando pelo River Plate, aos 35 anos. Uma de suas últimas partidas foi aquela contra o Vasco, pela Libertadores, do famoso gol do Juninho no Monumental de Nuñez.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário