Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Leverkusen, Arsenal e APOEL nas oitavas da Champions

Os protagonistas do dia no futebol internacional hoje foram realmente os países que não costumam aparecer nas manchetes do mundo da bola. Depois da primeira vitória da seleção de Samoa Americana, cuja história você pode ler no post abaixo, o APOELentrou para a história do futebol do Chipre e da Liga dos Campeões da Europa nesta quarta-feira. 
O APOEL se tornou a primeira equipe cipriota a chegar nas oitavas de final da Champions. A classificação foi obtida após o empate com o Zenit por 0 a 0 em St. Petersburgo. Com nove pontos, os cipriotas agora enfrentarão na última rodada o já eliminado Shakthar Donetsk para garantir o primeiro lugar da chave. No outro jogo, o Porto (sete pontos) receberá o Zenit (oito) e quem vencer fica com a segunda vaga. O empate favorece os russos. Com um gol de Hulk, os portugueses venceram os ucranianos por 2 a 0.
Além do APOEL, Bayer Leverkusen e Arsenal garantiram suas vagas nas oitavas de final. A classificação dos alemães foi a mais dramática, obtida após uma vitória de virada sobre o Chelsea por 2 a 1. Drogba abriu o placar, mas Derdyok e Friedrich com um gol já nos acréscimos deram a vitória ao time alemão.
Na mesma situação do APOEL no grupo G, o Bayer lidera o grupo F com nove pontos e se garantiu na próxima fase porque na última rodada Chelsea e Valencia se enfrentam em Stamford Bridge. Ingleses e espanhóis têm oito pontos cada um. No Mestalla, o Valencia humilhou o Genk ao golear por 7 a 0, gols de Soldado (3), Jonas, Hernandez, Aduriz e Costa.
O troco do futebol inglês sobre o alemão veio no grupo F, onde o Arsenal se garantiu nas oitavas e deixou o Borussia Dortmund em situação delicadíssima. Os Gunners venceram o campeão alemão por 2 a 1, gols de Van Persie (que temporada!), com Kagawa descontando, e chegaram a 11 pontos.
Olympique de Marseille (sete pontos), Olympiakos (seis) e Borussia Dortmund (quatro) vão para a última rodada brigando pela última vaga. Os alemães vão enfrentar os franceses no dia 6 de dezembro e precisam vencer por uma diferença de quatro gols e ainda torcer para que os gregos apenas empatem com os ingleses em Atenas. A diferença de gols é necessária porque no confronto direto o Olympique de Marseille leva vantagem por ter vencido por 3 a 0 no jogo de ida. Ou seja, o Borussia está praticamente eliminado.
O grande jogo da rodada, no entanto, veio de um grupo que já estava definido. O Milan recebeu o Barcelona em San Siro e o atual campeão europeu levou a melhor vencendo por 3 a 2. Van Bommel, contra, Messi, de pênalti, e Xavi, após um lindo passe do craque argentino fizeram os gols catalães. Ibrahimovic e Boateng, numa pintura de gol descontaram.

O Barcelona garantiu o primeiro lugar da chave com 13 pontos. O Milan ficou em segundo com oito. Em terceiro, com quatro, está o Viktoria Plzen, que derrotou o BATE Borisov por 1 a 0 e praticamente garantiu o seu lugar na Liga Europa.
Nove times já estão classificados para as oitavas de final: Bayern de Munique, Inter de Milão, Benfica, Real Madrid, Bayer Leverkusen, Arsenal, APOEL, Barcelona e Milan.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário