Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Irlanda coloca a mão na Euro-2012

Eu juro que o título não é nenhuma referência ao escândalo da eliminação da Irlandapara a Copa de 2010 (aliás, será que o papelão da França foi um ato dos deuses celtas?), mas, convenhamos, nem o mais pessimista leprechaun* acredita que os irlandeses vão ficar de fora da Eurocopa de 2012. 
Nesta sexta-feira, a equipe foi até a Estônia para fazer o jogo de ida da repescagem para a competição que será disputada no meio do ano que vem na Polônia e na Ucrânia e simplesmente não tomou conhecimento dos estonianos. Venceu por 4 a 0.
O destaque da partida foi o atacante Robbie Keane. Ele mesmo. Keane perdeu espaço no futebol inglês e foi ganhar dinheiro nos Estados Unidos, onde defende o Los Angeles Galaxy, time que estão na final da MLS. Pois o ex-centroavante do Tottenham marcou dois gols. Os outros foram marcados por Andrews e Walters. O mais impressionante é que esta goleada foi construída por um time treinado pelo italiano Giovanni Trapattoni, conhecido retranqueiro. Que momento.
Agora para se classificar a Estônia terá que vencer na Irlanda por cinco gols de vantagem. Tarefa difícil, mas, você sabe, sempre pode piorar. O time ainda não terá dois jogadores: os zagueiros Raio Piiroja e Andrei Stepanov, que foram expulsos. Ou seja, a menos que os estonianos queiram experimentar as cervejas de Dublin, assistir a um show do U2 ou conhecer a casa em que viveu James Joyce, não precisam nem entrar no avião.
Ao carimbar o passaporte, a Irlanda voltará a disputar uma competição internacional depois de dez anos. O último torneio que a seleção disputou foi a Copa do Mundo de 2002 na Coreia e no Japão. Na Euro, o jejum é ainda maior: desde 1988,
Quem também passou vergonha em casa e deve ver a Euro pela televisão é a Turquia.Os turcos receberam a Croácia em Istambul e levaram uma goleada de 3 a 0. Olic, Mandzukic e Corluka deixaram os croatas com a mão na vaga. Eles agora podem perder por até dois gols de diferença em casa.
Outra seleção que construiu uma boa vantagem foi a República Tcheca. Os tchecos receberam Montenegro e venceram por 2 a 0. Os gols foram de Pilar e Sivok, sendo que este saiu aos 47 do segundo tempo.
A repescagem que ainda não está perto de uma definição é a que envolve Bósnia e Portugal. O time de Dzeko recebeu nesta sexta-feira o de Cristiano Ronaldo e não saiu do 0 a 0. No jogo de volta, quem vencer ficará com a vaga.
Os jogos de volta serão na próxima terça-feira, dia 15.
*Nota do blogueiro: Leprechaun é um ser mitológico que faz parte do folclore irlandês. São pequenas criaturas consideradas guardiãs ou conhecedoras da localização de tesouros. Planeta que Rola também é cultura.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário