Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Samoa Americana: uma vitória histórica no futebol

Os jogadores de Samoa Americana comemoram a vitória sobre Tonga/Reprodução 
A pequena seleção de Samoa Americana já tinha lugar nos livros sobre futebol por ter protagonizado a maior goleada da história do esporte. Foi no dia 11 de abril de 2001 que o time apanhou de 31 a 0 da Austrália, ganhando o seu lugar no livro dos recordes. Nesta quarta-feira, a seleção que representa uma pequena ilha do Pacífico sul com pouco mais de 55 mil habitantes escreveu mais um capítulo na história ao conquistar a sua primeira vitória em um jogo oficial.
O festejado triunfo sobre Tonga por 2 a 1 aconteceu no campo Joseph Blatter, ele mesmo, o presidente da Fifa, em Samoa Americana. Os heróis da partida, os homens que colocaram a Samoa no mapa das vitórias, foram os atacantes Diamond Ott e Shalom Luani, os autores dos gols. Ott, aliás, provou ser um iluminado para os padrões do país. Em agosto de 2007, ele marcou o primeiro gol da história da sua seleção na derrota de 12 a 1 para as Ilhas Salomão.
E não é só isso. Como se não bastasse ter conquistado a sua primeira vitória, Samoa Americana queria mais. O time venceu tendo na sua defesa um jogador transexual. Trata-se do zagueiro Johnny Saelua, atleta de 23 anos.
Última colocada no ranking da Fifa (coisa de 204º lugar, ali junto com Andorra e Montserrat), Samoa Americana conseguiu uma, digamos, inédita vantagem na corrida por uma das 31 vagas no Brasil em 2014. Somente o vencedor do grupo que conta ainda com Samoa e Ilhas Cook vai avançar para a segunda fase e entrar numa chave que terá ainda Vanuatu, Nova Caledônia e Taiti. Por enquanto, Samoa lidera o grupo com três pontos porque também nesta quarta derrotou as Ilhas Cook no mesmo campo Joseph Blatter por 3 a 2, tendo marcado um gol a mais, portanto, do que a Samoa Americana. Que momento!
A quem interessar possa, a outra chave é formada por Fiji, Nova Zelândia (praticamente o Barcelona da Oceania), Ilhas Salomão e Papua Nova-Guiné. Os jogos dos dois grupos serão disputados em turno único. Os dois primeiros de cada chave avançam para um quadrangular final, que será jogado em partidas de ida e volta. A campeã da Oceania (lembrando que a Austrália para o mundo do futebol faz parte da Ásia), enfrentará na repescagem um representante da Concacaf por uma vaga no Brasil em 2014. É certamente uma tarefa hercúlea para a Samoa Americana, mas o seu grande objetivo já foi conquistado.
- Estamos satisfeitos por termos iniciado o torneio com uma vitória, mas o mais importante é o que isso significa para a história de Samoa Americana - disse o técnico americano Thomas Rongen, que antes de dirigir a equipe comandava a seleção sub-20 dos Estados Unidos.
- Na minha cabeça, quando aceitei esse trabalho, pensava em conquistar o torneio, mas quanto mais a fundo eu conhecia (o time e a história da seleção), percebi que provavelmente (a questão) seria mais sobre marcar gols e tentar vencer quantos jogos fossem possíveis. Mas agora temos que nos colocar em uma posição de que podemos avançar para a segunda fase. Ainda temos que jogar contra dois bons times, as Ilhas Cook e Samoa, mas temos que guardar esse momento e aproveitar - completou.
Infelizmente Planeta que Rola não estava no estádio para acompanhar este momento histórico, mas os relatos que encontramos sobre a partida foi de uma festa única a cada gol marcado por Samoa Americana. Também, isso é um feito raro para um time que havia disputado três vezes as Eliminatórias para a Copa do Mundo e tomado um total de 129 gols em 13 jogos!
Mas o público foi ao êxtase mesmo quando Luani marcou o segundo aos 31 minutos do segundo tempo. Nem o gol de Felela a três minutos do fim para Tonga tirou o ânimo e a esperança da primeira vitória de Samoa Americana.
- Eles mereceram vencer. Tivemos algumas chances de empatar, mas não conseguimos. Ainda temos dois jogos e vamos nos recuperar - lamentou, Chris Williams, técnico de Tonga.
O próximo jogo de Samoa Americana acontece nesta quinta-feira, contra as Ilhas Cook no Joseph Blatter. No sábado, a equipe enfrenta a Samoa Americana.
(Pot originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário