Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Neymar e outros 21 contra Messi pela Bola de Ouro

Sonho de consumo de Barcelona e Real Madrid, o atacante Neymar já pode se orgulhar de estar entre os melhores do planeta mesmo jogando por um clube brasileiro. O atleta do Santos foi incluído na lista de 23 jogadores da Fifa e da revista "France Football" para concorrer ao prêmio Bola de Ouro de melhor jogador do mundo deste ano.
VOTENeymar tem chance de ser eleito o melhor do mundo?

Caso conquiste o troféu, Neymar será o primeiro brasileiro atuando por um clube do país a ser eleito o melhor do mundo. Seria um feito e tanto para o jovem de 19 anos que neste ano conquistou a Libertadores e é o grande destaque do Santos no Campeonato Brasileiro. Até hoje, o mais longe que um brasileiro atuando por um clube do país foi na eleição da Fifa foi o ex-atacante Romário. Em 1995, ele ficou em quarto lugar jogando pelo Flamengo. No ano anterior, quando conquistou a Copa do Mundo com a seleção, o Baixinho tinha sido eleito o melhor do planeta quando atuava pelo Barcelona.


A diferença em relação ao ex-jogador é que Neymar entra na lista pela primeira vez sem nunca ter jogado no futebol europeu. 

O prêmio de melhor do mundo será entregue no dia 9 de janeiro de 2012 em Zurique. Antes disso, no dia 5 de dezembro, serão conhecidos os três finalistas que vão concorrer no início do ano.

A missão de Neymar, no entanto, é muito complicada. O grande favorito ao troféu é o argentino Lionel Messi, destaque do Barcelona campeão espanhol e europeu. Os dois, aliás, podem se enfrentar em dezembro, na disputa do Mundial Interclubes no Japão, caso Santos e Barcelona se classifiquem para a final, como é esperado.

Eleito o melhor do planeta em 2009 e 2010, Messi pode ser o primeiro jogador da história tricampeão de forma consecutiva na eleição da Fifa (antes de o prêmio ser unido ao da Fifa, Platini foi três vezes o melhor da Europa em 1983-84-85). Seu grande rival na disputa é o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. A tendência é que os dois estejam entre os finalistas da eleição em dezembro. 
Barcelona e Real Madrid, aliás, dominam a lista da disputa. O time catalão tem oito jogadores enquanto o da capital espanhola, cinco. Além de Messi, o Barcelona concorre ao prêmio com o lateral-direito brasileiro Daniel Alves, o lateral-esquerdo Abidal, os meias Iniesta e Xavi, o zagueiro Piqué, o atacante David Villa e o meia Fàbregas, que, no entanto, na última temporada estava no Arsenal.

Daniel Alves comemorou a sua inclusão na lista:

“Muito feliz por estar na lista dos 23 indicados para a Bola de Ouro!”, escreveu o lateral brasileiro em sua conta no Twitter.

Além do craque português, representam o Real Madrid, o atacante Benzema, o goleiro Casillas, o meia Özil e o volante Xabi Alonso.

Completam a lista de indicados, os atacantes Agüero (Manchester City), Eto’o (Anzhi), Diego Forlán (Inter de Milão), que foi o Bola de Ouro da última Copa do Mundo na África do Sul, Nani e Wayne Rooney (Manchester United), Luís Suárez (Liverpool), o meia-atacante Thomas Müller (Bayern de Munique) e os meias Sneijder (Inter de Milão) e Schweisteiger (Bayern de Munique).

Entre os treinadores, Barcelona e Real Madrid também estão representados. Os técnicos Guardiola (Barcelona) e José Mourinho (Real) entraram entre os dez indicados ao prêmio de melhor técnico da temporada. Eles vão concorrer com Vicente Del Bosque (Espanha), Alex Ferguson (Manchester United), Joachim Löw (Alemanha), Oscar Tabárez (Uruguai), André Villas-Boas (Chelsea), Arsene Wenger (Arsenal) e duas surpresas na lista, o alemão Jürgen Klopp, campeão alemão com o Borussia Dortmund, e o francês Rudi Garcia, campeão francês com o Lille.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário