Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Fifa quer proibir símbolo em homenagem aos mortos na guerra

A Fifa quer impedir a Inglaterra de usar a flor que simboliza uma homenagem aos mortos em todas as guerras em que o país tomou parte. Todo ano no mês de novembro os jogos de futebol no país têm um minuto de silêncio e os técnicos da equipe usam o símbolo preso na roupa.
Mas a entidade não quer que a seleção inglesa faça a homenagem no jogo de sábado contra a Espanha, em Wembley. O País de Gales e a Escócia também foram proibidos de usar a flor nos jogos contra a Noruega, em Cardiff, no sábado, e o Chipre nesta sexta-feira.
O argumento para a proibição é o mais bizarro possível. Para a entidade, o símbolo significaria uma manifestação política. A flor, no entanto, marca o Dia da Lembrança, celebrado no dia 11 de novembro, data que marca o fim da primeira guerra.
"Lamentamos informar que esse tipo de iniciativa poderia abrir a porta de iniciativas similares em todo o mundo, comprometendo a neutralidade do futebol. Há uma variedade de opções para a FA continuar apoiando a causa do Dia da Lembrança. Uma delas, que é aprovada pela Fifa, é o minuto de silêncio", informa um comunicado da entidade.
A Federação Inglesa apelou, mas a Fifa manteve a proibição. Agora quem entrou em campo foi o primeiro-ministro inglês, David Cameron. O político pediu que a Fifa reconsidere a proibição.
- Isso é ultrajante. A ideia de levar uma flor para recordar aqueles que deram suas vidas por nossa liberdade ser um ato político é absurda. Isso é um ato enorme de respeito e orgulho nacional. Espero que a Fifa reconsidere - disse Cameron.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário