Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O vexame inglês e a suspeita holandesa na Liga dos Campeões

Não é todo dia que um time de peso como o Manchester United é eliminado na primeira fase da Liga dos Campeões. Só na era Alex Ferguson isso aconteceu apenas três vezes, sendo a última em 2005. Por isso a imprensa inglesa, os jogadores e o próprio treinador reagiram com perplexidade à queda do atual vice-campeão europeu de forma tão prematura. 
A eliminação do United, derrotado pelo Basel, da Suíça, por 2 a 1, foi a grande surpresa de uma rodada cercada de surpresas nesta quarta-feira. Além do United, o vizinho Manchester City também se despediu da Champions apesar da vitória por 2 a 0 sobre o time misto do Bayern de Munique. Resultado de sua péssima campanha e do bom momento do Napoli, que avançou no torneio ao derrotar o Villarreal por 2 a 0 no El Madrigal.
Outra eliminação que causou perplexidade foi a do Ajax. O time foi derrotado pelo Real Madrid por 3 a 0 no Amsterdam Arena e viu a vaga escapar pelos seus dedos por causa de uma surpreendente goleada de 7 a 1 do Lyon sobre o Dínamo Zagreb na Croácia. Goleada que já repercute negativamente na imprensa internacional. O técnico da equipe holandesa, Frank de Boer, levantou suspeitas sobre a partida, pois considerou os gols tomados pelos croatas muito fáceis. Além disso, o Ajax reclama de dois gols marcados e que foram mal anulados pela arbitragem.
Vamos a um resumo do que aconteceu nesta quarta-feira:
Grupo A:
A missão do time de Roberto Mancini não era fácil. Precisava vencer o já classificado Bayern na Inglaterra e torcer por pelo menos um empate do Napoli. A equipe fez a sua parte ao fazer 2 a 0, gols de David Silva e Yayá Touré, Só que o Napoli vive um grande momento e contou com gols de Inler, o primeiro dele com a camisa napolitana, e Hamsik para avançar.
Uma classificação histórica para o Napoli. Desde a temporada 1990-91 que o time italiano não ia para a segunda fase da Copa dos Campeões. Naquela época, Maradona ainda reinava em Nápoles e o time foi eliminado pelo Spartak Moscou nos pênaltis.
Grupo B:
Como já estava classificada, a Inter de Milão entrou em campo sem qualquer obrigação de vencer. Acabou derrotada por 2 a 1 pelo CSKA Moscou, resultado que classificou o time russo. O vexame ficou por conta do Lille. O campeão francês não conseguiu sair do 0 a 0 contra o Trabzonspor e fracassou na disputa da Liga dos Campeões assim como os campeões alemão (Borussia Dortmund) e inglês (Manchester United).
Grupo C:
A maior surpresa da rodada. Enquanto o Benfica fazia a sua parte e vencia o Otelul Galati por 1 a 0 se garantindo na primeira colocação da chave, o Manchester United precisava apenas de um empate para avançar para as oitavas de final. Mas os gols de Streller e Alexander Frei jogaram os Red Devils para o desconhecido mundo da Liga Europa e desencadearam um carnaval fora de época na Suíça com o triunfo histórico do Basel, que vai para a segunda fase pela segunda vez em sua história.
- Isso é uma loucura. Ganhamos do Manchester United em nossa casa. É incrível. Sempre acreditamos em nós mesmos e lutamos até o fim - afirmou o goleiro do Basel, Yann Sommer.
No lado inglês, embaraço e decepção:
- É embaraçoso ir para a Liga Europa - disse o lateral-esquerdo Evra. - Não estou preparado para isso e sinto agora que é Liga dos Campeões ou nada. É como um sonho. Sinto que levantarei amanhã e terei que me classificar (para o torneio). Mas não é um sonho. É a realidade e devemos levantar mais cedo. Não fomos profissionais desde o início da competição - completou o jogador.
- É uma derrota porque é o melhor torneio do mundo. A Liga Europa é uma competição em que eu nunca estive. Significa jogar às quintas e domingos e teremos que lidar com isso. É a pena a cumprir por não termos nos classificado. Teremos que lidar com essa decepção - disse o técnico Alex Ferguson, que nesta temporada já sofrera o que nas suas palavras fora a pior derrota do United sob o seu comando, os 6 a 1 para o City.
Para piorar, Ferguson ainda perdeu o zagueiro Vidic com uma grave lesão nos ligamentos do joelho direito. Que fase terrível do clube.
Grupo D:
O grupo mais polêmico do dia. O Ajax podia se classificar até com derrota desde que o Lyon não aplicasse uma daquelas sonoras goleadas que acontecem raramente. O time recebeu o Real Madrid no Amsterdam Arena, teve dois gols mal anulados no primeiro tempo e foi derrotado por 3 a 0. Foi a 15ª vitória consecutiva da equipe espanhola, igualando uma marca da temporada 1960-61.
Enquanto isso, na Croácia, o Lyon fez a sua parte e massacrou o Dínamo Zagreb por 7 a 1. O resultado foi suficiente para garantir a vaga à equipe francesa e para causar a queda do técnico Jurcic, do clube croata.
- Nós todos acreditávamos que poderíamos alcançar esse milagre – disse o atacante Gomis, autor de quatro gols.
Mas para o técnico holandês Frank de Boer, foi mais do que milagre o que ocorreu em Zagreb. Ele levantou suspeitas sobre a goleada:
- Os gols do Lyon foram muito, muito fáceis. Com dez jogadores também dá para se jogar bem – afirmou.
Como ficaram os classificados e o sorteio
Polêmicas à parte, os 16 classificados estão finalmente definidos. Vão disputar as oitavas de final os primeiros colocados de cada chave (Bayern de Munique, Inter de Milão, Benfica, Real Madrid, Chelsea, Arsenal, APOEL e Barcelona) e os segundos colocados de cada grupo (Napoli, CSKA Moscou, Basel, Lyon, Bayer Leverkusen, Olympique de Marseille, Zenit e Milan).
Vão para a Liga Europa: Manchester City, Trabzonspor, Manchester United, Ajax, Valencia, Olympiakos, Porto e Viktoria Plzen.
Com apenas dois representantes nas oitavas, esta é a pior participação do futebol inglês em dez anos. Em 2001, ainda nem existia a fase de oitavas de final e o Manchester United e o Leeds foram os representantes do país na segunda fase. O Leeds chegaria à semifinal naquele ano.
Com três representantes, a Itália é o país com o maior número de clubes nas oitavas. Uma bela recuperação para uma liga que perdeu uma das vagas na Liga dos Campeões por causa do péssimo desempenho de seus clubes nos últimos anos.
As oitavas de final voltam a ter representantes de nove países depois de três anos.
No sorteio que será realizado no dai 16 em Nyon, na Suíça, os primeiros colocados vão enfrentar os segundos colocados. Sendo que não poderão se enfrentar nesta fase clubes que estiveram na mesma chave e clubes dos mesmos países.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário