Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Flu e Boca voltarão a se enfrentar depois de quatro anos

Ainda sem metade dos seus participantes definidos, a Libertadores de 2012 já tem o seu primeiro confronto interessante na primeira fase. Quatro anos depois de uma eletrizante semifinal, Fluminense e Boca Juniors voltarão a se enfrentar no torneio em 2012.
Na ocasião, o Fluminense empatou em 2 a 2 em Avellaneda (a Bombonera estava interditada) e depois venceu por 3 a 1 num Maracanã lotado com mais de 80 mil tricolores (relembre os gols no vídeo no fim do post). A vitória deu ao time tricolor a chance de disputar sua primeira final de Libertadores, quando foi derrotado pela LDU.
Aquela eliminação do Boca quebrou uma escrita no futebol brasileiro. Desde o título do Santos de Pelé em 1963, que um clube do país não levava a melhor num mata-mata de Libertadores contra os argentinos.
Desde então, Fluminense e Boca Juniors nunca mais se encontraram. O campeão argentino disputou a edição de 2009, quando o Flu não estava presente. No ano seguinte, ambos estavam fora do torneio enquanto em 2011 apenas o time tricolor disputou a competição, sendo eliminado pelo Libertad, do Paraguai, nas oitavas de final.
O time tricolor está no grupo 4, com o Boca como cabeça de chave. Na primeira fase, a equipe ainda enfrentará o desconhecido Zamora, da Venezuela, e o vencedor do confronto entre o Arsenal e os peruanos do Sport Huancayo. O time argentino também foi adversário do tricolor na primeira fase de 2008.
Entre os outros brasileiros, o Vasco está no grupo 5. Na primeira fase, o time enfrentará o Nacional, que acaba de ser campeão uruguaio. Os outros dois times não estão definidos. Será o Peru 2 e o vencedor de Paraguai 3 contra Equador 3.
Se passar pelo Real Potosí, o Flamengo entrará no grupo 2, com Paraguai 1, Equador 2 e Argentina 3.
Atual campeão da Libertadores, o Santos é o cabeça de chave do grupo 1. Na primeira fase, o time poderá enfrentar outro brasileiro. Para que isso aconteça, o Inter terá que passar pelo Colômbia 3, que hoje seria o Once Caldas. Um representante peruano e outro boliviano também entrarão na chave.
Já o campeão brasileiro Corinthians é o cabeça de chave do grupo 6. Na primeira fase, ele terá pela frente o Deportivo Táchira, da Venezuela, o Cruz Azul, do México, e um representante do Paraguai que ainda será definido.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário