Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Cinco classificados e o mico francês na Liga Europa

"Dinheiro não compra história". A frase criada há alguns anos pela torcida do Liverpool para provocar os torcedores do Chelsea quando o clube foi comprado pelo russo Roman Abramovich parece estar se aplicando perfeitamente aos campeonatos europeus desta temporada. Depois da eliminação do Manchester City na primeira fase da Liga dos Campeões da Europa, nesta quarta-feira quem fez muito feio foi o outro novo rico do futebol do Velho Continente, o PSG, eliminado na primeira fase da Liga Europa.
Mesmo tendo vencido o Athletic Bilbao por 4 a 2, o time francês deixou a competição por causa do critério de confronto direto, que colocou o Salzburg na sua frente, embora tenha marcado os mesmos dez pontos. O time austríaco derrotou o Slovan Bratislava por 3 a 2 e avançou junto com a equipe basca, que já estava classificada com 13 pontos.
Agora o PSG do dirigente Leonardo terá que se contentar em tentar conquistar o Campeonato Francês. Mas mesmo dentro de casa a coisa não está fácil. A equipe da capital francesa divide a primeira colocação da Ligue 1 com o Montpellier com 36 pontos, seguido de perto por Lille (34) e Lyon (32). Já o confronto direto de novos ricos com o City terá que ficar para a próxima temporada.
Além do Salzburg, outros quatro times garantiram vaga na fase de mata-mata da Liga Europa (o sorteio é na sexta-feira): Lazio, Besiktas, Steaua Bucaresti e Wisla Cracóvia.
A equipe italiana chegou a classificação no grupo D depois de bater o já classificado Sporting por 2 a 0. O time de Hernanes terminou em segundo lugar na chave com nove pontos, três a menos do que os portugueses. No outro jogo, o Zurich derrotou o Vaslui por 2 a 0 e os dois morreram abraçados.
Já o Besiktas venceu o Stoke City por 3 a 1 e avançou em primeiro lugar da chave, deixando os ingleses em segundo. Dínamo Kiev e Maccabi Tel Aviv só cumpriram tabela e empataram em 3 a 3.
A classificação mais dramática foi a do Wisla Cracóvia no grupo K. O time polonês precisava vencer e torcer por um tropeço do Fulham na Inglaterra. E não é que foi exatamente isso que aconteceu? O Wisla venceu o já classificado Twente por 2 a 1 e vibrou muito quando nos acréscimos Fall marcou pelo Odense o gol da queda do Fulham em pleno Craven Cottage. Resultado final, 2 a 2 e ingleses fora da competição.
Já o Steua Bucaresti avançou em segundo lugar no grupo J depois de derrotar o Larnaca por 3 a 1. O primeiro lugar ficou com o Schalke 04, que bateu o Maccabi Haifa por 3 a 0.
Nesta quarta-feira também teve jogos pelo grupo L. Os classificados Anderlecht e Lokomotiv Moscou já estavam definidos, mas a última rodada serviu para o time belga igualar uma marca conseguida pelo Real Madrid na Liga dos Campeões: 100% de aproveitamento. Foram seis vitórias em seis jogos na primeira fase, a última delas um 5 a 3 sobre o Lokomotiv. No outro jogo, o AEK Atenas cumpriu tabela vencendo o Sturm Graz por 3 a 1.
Nesta quinta-feira mais 12 jogos encerram a primeira rodada, quando serão conhecidos os últimos classificados. Confira as partidas:
Grupo A - PAOK (11 pontos) x Rubin Kazan (10) e Shamrock Rovers (nenhum ponto) x Tottenham (sete)
Grupo B - Copenhagen (cinco) x Standard Liege (11) e Hannover (oito) x Vorskla Poltava (dois)
Grupo C - Hapoel tel Aviv (quatro) x Légia Varsóvia (nove) e PSV (13) x Rapid Bucaresti (três)
Grupo G - Austria Vienna (cinco) x Malmo (um) e AZ Alkmaar (sete) x Metalist (13)
Grupo H - Birmingham (sete) x Maribor (um) e Club Brugge (10) x Braga (10)
Grupo I - Atlético de Madrid (10) x Rennes (três) e Udinese (oito) x Celtic (cinco)
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário