Pesquisar este blog

domingo, 4 de dezembro de 2011

Nacional e Boca são campeões no Uruguai e na Argentina

O domingo não foi apenas de título para o futebol brasileiro. As outras duas grandes escolas do futebol sul-americano também festejaram seus novos campeões. No Uruguai, o Nacional foi campeão do Apertura neste domingo após derrotar o Liverpool por 1 a 0. Já o Boca Juniors levantou o título argentino depois de três anos.
O título do Boca Juniors veio depois da vitória sobre o Banfield por 3 a 0 na Bombonera. Cvitanich (2) e Rivero fizeram os gols do time azul e amarelo.
O título é um marco importante para o Boca, que viveu maus momentos nos últimos campeonatos e chegou a ficar preocupado com a possibilidade de rebaixamento.
Hoje o time pode bater um recorde e igualar outro no futebol argentino. O Boca pode ser o sexto time campeão invicto, igualando as marcas de San Lorenzo (1968 e 1972), Ferrocarril (1984), River Plate (1994) e o próprio Boca em 1998. Faltam dois jogos para terminar o campeonato.
O time ainda pode ser o campeão com o menos número de gols sofridos. O recorde hoje pertence ao time do Vélez Sarsfield em 1993, que sofreu apenas sete gols. O Boca foi vazado apenas quatro vezes.
Com o título, o Boca se classifica para a Libertadores de 2012 e vai entrar no grupo do Fluminense. Os dois times se enfrentaram na semifinal do torneio em 2008, quando o tricolor levou a melhor.
No Uruguai, o herói do título foi um veterano conhecido. Coube a Alvaro Recoba, meia de 35 anos, fazer o gol da vitória e do 32º título do Nacional no triunfo sobre o Liverpool por 1 a 0.
Com o título, o Nacional se classificou para a Copa Libertadores da América de 2013. O título também garante o time na decisão do campeonato nacional contra o vencedor do Clausura.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário