Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Os novos treinadores que se destacam no futebol europeu

Pep Guardiola é o dono do time que tem o futebol mais vistoso do planeta, Sir Alex Ferguson é o mais longevo e José Mourinho é o marrento, carismático e dono das frases de efeito e polêmicas. Os três são vencedores e já conquistaram títulos nesta temporada. No dia 28, o primeiro comandará o Barcelona contra o Manchester United do segundo na disputa pelo título europeu conquistado na temporada passada pelo português do Real Madrid quando dirigia a Inter de Milão. Eles continuam monopolizando o futebol mundial, mas nesta temporada novos treinadores surgiram e começam a conquistar o seu espaço junto com títulos.
Confira abaixo, alguns exemplos dos novos "professores" que terminam a temporada em alta e vão se digladiar com os velhos mestres na próxima temporada na Liga dos Campeões da Europa.
André Villas-Boas
Discípulo e ex-auxiliar de Mourinho, o treinador é o sonho de consumo de muitas grandes equipes de futebol mundial. Aos 33 anos, o português pode ser considerado o quarto colocado numa hipotética lista de melhores técnicos da temporada, só perdendo para os três medalhões aí de cima.
Sob o seu comando, o Porto voltou a ser campeão português e, melhor do que isso, invicto. Na quarta-feira, a equipe ainda pode conquistar a Liga Europa, o que consagraria ainda mais o trabalho de Villas-Boas.
O técnico assumiu o Porto em 2010 após uma passagem pelo Acadêmica de Coimbra e ganhou nesta temporada o seu primeiro título como técnico. Na próxima temporada, é um nome a ser observado.
Jürgen Klopp
O carismático técnico do Borussia Dortmund, de 43 anos, conquistou nesta temporada o seu primeiro título nacional. Bem humorado, Klopp é uma celebridade na Alemanha onde já gravou comerciais e ganhou uma música. Ele também é conhecido por dar métodos de treinamento pouco ortodoxos, com exercícios de equilíbrio em cordas e bolas de borracha e de malabarismo.
Klopp começou no Mainz 05, onde encerrou a carreira de jogador. Após um bom trabalho, foi convocado em 2008 pelo Borussia para montar um time bom e barato e que, se possível, fosse campeão. No primeiro ano, foi campeão da Copa da Alemanha e agora levantou a Bundesliga. Agora será a vez de brigar pelo título europeu
Massimiliano Allegri
Massimiliano Allegri, de 43 anos, chegou no Milan sob muita desconfiança. Contratado para substituir Leonardo, o italiano tinha feito um bom trabalho no Cagliari na temporada passada, mas não era unanimidade entre os torcedores do Milan.
Aos poucos, porém, Allegri impôs o seu trabalho e conseguiu conduzir o Milan ao título italiano depois de sete anos. Foi o seu primeiro título como treinador, que agora terá um desafio maior na próxima temporada: tentar fazer o time ser campeão europeu de novo.
Frank de Boer
O ex-zagueiro holandês de 41 anos é uma das revelações da temporada. De Boer era auxiliar do técnico Bert van Marwijk na campanha do vice-campeonato mundial da Holanda na África do Sul e assumiu o Ajax em dezembro depois que o técnico Martin Jol foi demitido do clube.
Mesmo com um time que ia perdendo jogadores como Luís Suárez (negociado com o Liverpool), Emanuelson (negociado com o Milan), Stekelenburg (lesionado) e El Hamdaoui (afastado por indisciplina), conseguiu fazer o time reagir no Campeonato Holandês e ser campeão na última rodada após derrotar o Twente por 3 a 1.
Na arrancada final, foram seis vitórias seguidas e o prazer de conquistar o primeiro título da carreira de treinador com menos de seis meses de trabalho.
Rudi Garcia
O técnico de 47 anos, está muito perto de fazer o Lille sair de uma fila de 57 anos sem ser campeão francês. Para isso, basta que o time conquiste mais quatro pontos nos três jogos que restam.
Rudi Garcia está no clube desde 2008 e nesta temporada já ergueu uma taça. Foi no sábado, quando o time derrotou o PSG por 1 a 0 e conquistou a Copa da França. Se ganhar o Campeonato Francês, ele vai virar definitivamente ídolo do clube.
Antes do Lille, o técnico dirigiu Le Mans, Dijon e o Saint-Ettiene.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário