Pesquisar este blog

domingo, 15 de maio de 2011

Ajax volta a ser campeão holandês depois de sete anos

Depois de sete anos, o Ajax voltou a conquistar o título holandês. A conquista foi celebrada neste domingo diante de seus torcedores após a vitória sobre o Twente por 3 a 1 no Amsterdam Arena na última rodada do Campeonato Holandês. Este é o 30º título do clube de Amsterdã, que é o maior campeão da Holanda.
O jogo na capital holandesa foi muito disputado. Como se fosse uma verdadeira final, apenas Ajax e Twente tinham chances de ser campeão. Líder do Campeonato, o time de Enschede buscava o bicampeonato uma semana depois de ter conquistado em cima do Ajax a Copa da Holanda. E apenas um empate bastava.
Ao Ajax, só restava vencer. Exatamente por isso que a equipe do jovem técnico e ex-zagueiro Frank de Boer partiu para cima e pressionou o Twente. E o Ajax foi recompensado com com um gol aos 27 minutos. Após cruzamento da direita de Van der Wiel, Siem de Jong completou de primeira da pequena área para abrir o placar.
O Ajax seguia melhor e poderia ter ampliado ainda no primeiro tempo com De Zeeuw e Ebecílio enquanto o Twente quase empatou com Landzaat.
O mesmo Landzaat que logo no início da etapa final teve a infelicidade de fazer um gol contra. Com 2 a 0, parecia que o Ajax já podia comemorar o título, só que um minuto depois Janssen descontou. Logo surgiu na torcida do time de Amsterdã o temor de uma repetição do que ocorrera na Copa da Holanda, quando também perdendo por 2 a 0 o Twente reagiu e virou a partida na prorrogação por 3 a 2, conquistando a taça.
Só que aos 28 minutos novamente Siem de Jong tratou de tranquilizar os torcedores marcando o terceiro. Faixas em alusão ao 30º título já começavam a ser estendidas e o Twente se conformava com a perda da taça.
A conquista do Ajax veio numa reação na reta final do campeonato. Durante a Eredivisie League, o time chegou a entrar em crise quando demitiu o técnico Martim Jol. Ainda durante a campanha, a equipe perdeu Emanuelson, negociado com o Milan, Luís Suárez, que foi para o Liverpool, e o goleiro Stekelenburg, que sofreu uma lesão no dedo da mão. Para completar, o seu artilheiro El Hamdaoui sequer foi relacionado para a última partida por problemas disciplinares. Mas Frank de Boer ainda assim conseguiu fazer com que seus jogadores dessem uma arrancada na reta final (foram seis vitórias seguidas), deixassem o eterno rival PSV para trás e chegassem na última rodada em condições de levantar a taça.
Com o título, o Ajax vai para a Liga dos Campeões da Europa enquanto o Twente, vice-campeão, disputará a fase preliminar do torneio. PSV, AZ Alkmaar e Groningem estarão na próxima Liga Europa. O Willem II está rebaixado. Já o Excelsior e o De Graafschap vão disputar um playoff com segundo e terceiro colocados da segunda divisão holandesa para decidirem os outros dois que ficarão na elite ou jogarão a Série B na próxima temporada.
Resultados da última rodada:
De Graafschap 1 x 0 Venlo 
Groningen 0 x 0 PSV 
Utrecht 5 x 1 AZ Alkmaar 
Feyenoord 1 x 1 NEC 
Heracles 3 x 0 Den Haag 
Roda 0 x 0 Heerenveen 
Vitesse 1 x 4 Excelsior 
Willem II 0 x 1 NAC Breda
O ranking de títulos na Holanda:
30 - Ajax 
21 - PSV 
14- Feyenoord 
8 - Den Haag 
6 - Sparta 
4 - Go Ahead 
3 - H.B.S. e Willem II 
2 - A.D.O. Den Haag, AZ Alkmaar, Heracles, RAP Amsterdam, RCH Heemstede 
1 - Groningem, Den Bosch, Utrecht, Eindhoven, S.C. Enschede, Haarlem, Limburgia, NAC Breda, Quick Den Haag, Rapid Heerlen, SVV Schiedam, Twente e De Volewijckers
Classificação final:
1- Ajax - 73 pontos - campeão e na Liga dos Campeões
2- Twente - 71 pontos - Liga dos Campeões
3- PSV - 69 pontos - Liga Europa
4- Az Alkmaar - 59 pontos - Liga Europa
5- Groningen - 57 pontos - Liga Europa
6- Roda - 55 pontos
7- Den Haag - 54 pontos
8- Geracles - 49 pontos
9- Utrecht - 47 pontos
10- Feyenoord - 44 pontos
11- NEC - 43 pontos
12- Heerenveen - 41 pontos
13- NAC Breda - 40 pontos
14- De Graafschap - 38 pontos
15- Vitesse - 35 pontos
16- Excelsior - 35 pontos - playoff contra o rebaixamento
17- Venlo - 21 pontos - playoff contra o rebaixamento
18- Willem II - 15 pontos - rebaixado
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário