Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2011

Barcelona x Real: o capítulo final

Dezoito dias depois do início da série, Barcelona e Real Madrid fazem nesta terça-feira, às 15h45m (de Brasília), no Camp Nou, o último jogo dos quatro previstos que movimentaram o futebol espanhol e mundial nas últimas semanas. Depois de um empate pelo Campeonato Espanhol e do título do Real Madrid na Copa do Rey, agora a vantagem de garantir a vaga na final da Liga dos Campeões da Europa é do Barcelona, que venceu na semana passada por 2 a 0 no Santiago Bernabéu, com dois gols de Messi.
Para disputar a final contra Manchester United ou Schalke 04, que jogam nesta quarta-feira em Old Trafford com vantagem inglesa que venceu a primeira partida por 2 a 0, o Barcelona pode perder por até um gol de diferença. Para este jogo, além do talento de Messi e de Cristiano Ronaldo, as duas equipes contam com coadjuvantes de luxo que pode ajudar a decidir a classificação para a grande decisão em Wembley. (Veja o infográfico comparando os números das carreiras dos dois craques)
Do lado catalão, os jogadores-chave são Daniel Alves, Xavi e Iniesta. Pelo Real Madrid, a vitória passa por atuações decisivas de Marcelo, Özil e Di Maria. Estes seis atletas podem ajudar a definir o clássico.
Autor do gol do título mundial pela Espanha, Iniesta volta ao time depois de se recuperar de uma contratura muscular na perna direita. Ele reforçará o meio-campo catalão formando novamente a dupla com Xavi, responsável por ditar o ritmo da equipe de Pep Guardiola. Um dos cérebros do time, Xavi disse estar preocupado com o que os seguidos confrontos entre os rivais têm causado com bate-bocas pela imprensa, principalmente entre o seu treinador e José Mourinho, comandante do rival, no que diz respeito à arbitragem. E isso tem causado um aumento da violência e da pressão dos jogadores sobre os juízes dentro de campo.
- Vamos tentar não dexar que essa tensão nos afete, pois isso é negativo para o futebol e o esporte em geral. Parece impossível, mas vamos tentar - disse Xavi, que se irritou ao comentar os problemas extracampo. - Seria bom falar sobre futebol ao invés desses temas ridículos.
Junto com os dois meias, outro jogador importante do Barcelona é o lateral-direito Daniel Alves. Suas arrancadas pela direita e as rápidas tabelas e infiltrações em jogadas combinadas com Messi, Xavi, Iniesta e David Villa foram uma das armas do Barcelona nesta temporada. Isso fez com que o brasileiro fosse um dos principais jogadores no quesito assistência do Barça. Foram 20, apenas quatro a menos do que Messi.
No lado madridista, o time precisará sair para o jogo. Ao contrário dos três jogos anteriores, quando pode se plantar na defesa numa estratégia traçada por Mourinho de não deixar o Barcelona jogar para buscar um lance para definir a partida, agora só uma vitória com boa margem de gols mantem vivo o sonho do Real Madrid.
Para Cristiano Ronaldo não ficar sozinho na frente brigando com a defesa catalã, será preciso que Özil e Di Maria ganhem a batalha do meio-campo e uma participação ainda mais efetiva de Marcelo pelo lado esquerdo, num duelo com Daniel Alves que promete ainda mais.
Como a expectativa é de um time mais aberto, Özil deve jogar no meio-campo na função em que foi importante para a seleção alemã na Copa e vinha jogando na maioria das vezes no Real até fazer as vezes de falso atacante na decisão da Copa do Rey. No ataque, Ronaldo deverá ter a companhia de Adebayor ou Benzema. O atacante francês deu o tom do que o Real planeja.
- Vamos sair para o ataque, mas primeiro tempos que defender bem.
- Acreditamos na virada. E na Liga também. Mesmo que as chances sejam matemáticas, o Madrid não pode deixar de lutar - disse Kaká, que ficará no banco no Camp Nou.
No Real, Pepe e Sérgio Ramos estão suspensos e Khedira segue fora por lesão, mas Ricardo Carvalho volta ao time. No Barça, além do retorno de Iniesta, o que empolgou mesmo os jogadores foi a presença de Abidal no banco. O lateral-esquerdo foi relacionado pouco mais de um mês após a retirada de um tumor no fígado.
Barcelona x Real Madrid
Local: Camp Nou, em Barcelona
Horário: 15h45m (de Brasília)
Transmissão: ESPN e Globo
Árbitro: Franck de Bleeckere
Barcelona: Victor Valdés, Daniel Alves, Mascherano, Piqué e Puyol; Busquets, Xavi e Iniesta; Messi, Pedro e David Villa. Técnico: Pep Guardiola.

Real Madrid: Casillas, Arbeloa, Albiol, Ricardo Carvalho e e Marcelo; Lass Diarrá, Xabi Alonso, Özil e Di Maria; Cristiano Ronaldo e Adebayor (Benzema). Técnico: José Mourinho.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário