Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Barcelona e Manchester decidem o título europeu

Foram dez meses. Uma longa caminhada marcada pela glória dos títulos nacionais e que agora pode ser coroada com o quarto título europeu. Barcelona e Manchester United medem forças neste sábado, às 15h45m (de Brasília), em Wembley, em Londres, para saber quem é o melhor time europeu da temporada.
Dois anos depois da vitória de 2 a 0 do time catalão, os ingleses sonham com a revanche e o título no seu país como aconteceu na primeira vez em que conquistaram a Copa dos Campeões em 1968. Wembley, porém, também tem sua importância para o Barça. Foi lá que o chamado "Dream Team" de Laudrup, Stoichkov, do então volante Guardiola e do técnico Johan Cruyff se consagrou em 1992 ao conquistar o primeiro dos seus três títulos europeus. (Relembre as outras decisões em Wembley)
Três títulos é exatamente o que sonha conquistar o vitoriosíssimo técnico Alex Ferguson. Bicampeão europeu com o Manchester United em 1999 e 2008, ele pode igualar a marca de Bob Paisley, único treinador três vezes campeão do Velho Continente quando dirigia o Liverpool em 1977, 1978 e 1981.
Se o duelo é cercado de história no banco, o torcedor aguarda pelo que acontecerá dentro do campo, onde Messi, artilheiro da Liga dos Campeões com 11 gols, pode mais uma vez se consagrar com uma atuação decisiva. Há dois anos, ele fez o segundo gol da vitória sobre os Red Devils quando o Barcelona não deu qualquer chance ao Manchester United, que teve uma de suas atuações mais apáticas nos 25 anos de comando de Ferguson.
Todos acreditam que o Barcelona no seu melhor momento é um time praticamente imbatível, com seu futebol de toque de bola, meio-campo envolvente comandado por Xavi e Iniesta e um ataque mortal capitaneado por Messi.
Mas o Manchester está longe de ser uma zebra. O time acaba de se tornar o maior campeão da história da Inglaterra com 19 títulos numa arrancada a partir da metade da temporada que contou com atuações decisivas de Giggs, Rooney, do goleiro Van der Sar, que está se aposentado neste sábado, e do jovem Chicharito Hernandez, o mexicano que é uma das revelações da temporada.
Para o atacante David Villa, não haverá um sentimento de revanche por parte dos ingleses após a final de 2009:
- É uma final de Liga dos Campeões. Se fosse o Barcelona ou outro time o rival, a motivação deles para ganhar seria a mesma.
Já o técnico Alex Ferguson não teme Lionel Messi, que foi eleito duas vezes o melhor do mundo e vive uma temporada fantástica.
- Jogamos contra o Barcelona em três ocasiões e o Messi estava na equipe rival. Sempre haverá um antídoto para todo bom jogador. Esperamos poder contar com esse antídoto no sábado - afirmou Ferguson.

Barcelona x Manchester United
Local: estádio de Wembley, em Londres, Inglaterra
Horário: 15h45m (de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai (HUN)
Transmissão: ESPN, Globo e Band
Barcelona: Víctor Valdés, Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Puyol; Busquets, Xavi e Iniesta; Messi, Pedro e David Villa. Técnico: Pep Guardiola.
Manchester United: Van der Sar, Rafael, Rio Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Scholes e Park; Wayne Rooney, Nani e Javier Hernández. Técnico: Alex Ferguson.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário