Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

Manchester United, o novo rei da Inglaterra

A hegemonia do Manchester United desde que a Premier League foi fundada em 1993 foi coroada neste sábado com mais um título. Ao empatar com o Blackburn por 1 a 1 no Ewood Park, o time de Sir Alex Ferguson conquistou seu 19º título e agora é o maior campeão da história da Inglaterra.
Com 12 títulos nos últimos 19 anos, o Manchester United teve nesse período dois bicampeonatos (1993-94 e 1996-97) e dois tricampeonatos (99-2000-2001 e 2007-08-09), além de ter conquistado a taça em 2003 e agora em 2011. Enquanto isso, o Liverpool amarga 21 anos sem conquistar o título e agora se vê cair para a segunda posição no ranking depois de décadas. Os únicos a interromperem a era de ouro que fez do United o novo rei da Inglaterra foram o Arsenal em 1998, 2002 e 2004, o Chelsea em 2005, 2006 e 2010 e o Blackburn em 1995.
O mesmo Blackburn que hoje tentando fugir do rebaixamento quase estragou, ou melhor, adiou a festa dos torcedores do United no Ewood Park. Jogando com bravura e uma defesa que parecia intransponível, o time ainda contou com a sorte quando Nani acertou uma cabeçada no travessão aos 7 minutos.
Os Rovers precisavam vencer para tentarem se afastar da zona de rebaixamento e contavam com um Manchester jogando muito mal. Aos 19, veio a surpresa: Emerton completou de perna esquerda o cruzamento para a área sem que o goleiro Kuszczak, que substituia o poupado Van der Sar, pudesse defender.
A partir daí, o Blackburn se defendia enquanto o Manchester batia na parede azul e branca da defesa adversária. Os chutes de fora da área eram sem pontaria e o United não parecia nada inspirado com jogadores com Giggs e Wayne Rooney fazendo uma partida muito fraca.
Aos 19 do segundo tempo, Olsson poderia ter matado o jogo numa cabeçada que acertou a trave. A falta de pontaria custou caro depois que o goleiro Robinson fez um pênalti bobo em Chicharito Hernandez aos 24. Após muita discussão do árbitro Phil Down com o bandeirinha e pressão dos jogadores de ambas as equipes, o juiz confirmou o pênalti. Wayne Rooney cobrou no canto direito e fez o que seria o gol do título.
Após o empate, os dois times tocaram a bola parecendo estar satisfeitos com o resultado. O Blackburn seguia fora da zona de rebaixamento e o Manchester se sagrava novamente campeão.
Veja como ficou o novo ranking de títulos do futebol inglês:
19 - Manchester United 
18 - Liverpool 
13 - Arsenal 
9 - Everton 
7 - Aston Villa 
6 - Sunderland 
4 - Newcastle United, The Wednesday/Sheffield Wednesday e Chelsea 
3 - Huddersfield Town, Wolverhampton Wanderers, Leeds United e Blackburn Rovers 
2 - Preston North End, Portsmouth, Burnley, Tottenham Hotspur, Manchester City e Derby County 
1 - Sheffield United, West Bromwich Albion, Ipswich Town e Nottingham Forest
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário