Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

Alex Ferguson, um mito no futebol inglês

Concordo com todos que dizem que técnicos não devem ser supervalorizados. Mas como não dar crédito a um treinador que está há mais de 24 anos no cargo e quando assumiu o Manchester United ganhou 12 dos 19 títulos ingleses do clube?
Desde que largou a seleção da Escócia em 1986 para assumir o time vermelho de Manchester, Sir Alex Ferguson, de 69 anos, construiu uma carreira brilhante como treinador em que conquistou 36 títulos com os Red Devils. Quando ele assumiu, o Manchester tinha apenas sete títulos ingleses, um europeu e nenhum mundial. Hoje, além de ser o novo recordista na Inglaterra, ultrapassando o eterno rival Liverpool, o United é tricampeão europeu (ganhou em 1999 e 2008) e bicampeão mundial (1999 e 2008).
E sempre montando e remontando times. Com ele, David Beckham viveu a grande fase da sua carreira com passes e cruzamentos precisos do lado direito do campo que tão importantes foram para a conquista do título europeu de 1999, Eric Cantona virou rei, Cristiano Ronaldo, um garoto de futebol vistoso que ele contratou junto ao Sporting virou celebridade mundial, um jovem galês chamado Ryan Giggs virou o Mr. Manchester e recordista de jogos pelo clube, o goleiro Van der Sar voltou a ser um dos maiores do mundo a ponto de se aposentar nesta temporada campeão com 40 anos e jogando muito, e Chicharito Hernández se tornou uma das revelações da atual temporada.
Giggs, de 37 anos, é junto com Paul Scholes, 36, um dos mais veteranos no elenco de Ferguson. O galês está desde 1990 no clube e conquistou 33 títulos desde a Supercopa da Europa de 1991. O Inglês chegou mais tarde, em 1994, mas a tempo de faturar 24 troféus desde o Campeonato Inglês de 1996.
Giggs também virou com Ferguson um jogador cheio de recordes que permanecerão por muito tempo na história do futebol. Ganhou 12 títulos ingleses como jogador, é recordista de jogos de Premier League, o único que marcou pelo menos um gol em todas as edições da Premier League (que começou em 1993), é o jogador com o maior número de jogos pelo Manchester United (874) e o primeiro a ter marcado 100 gols pelo Manchester United na Premier League.
Com estes e outros jogadores talentosos, Ferguson fez do Manchester United uma máquina de títulos e recordes. Eles mesmo quebrou todas as marcas possíveis. É o treinador que mais tempo está servindo ao clube com 24 anos e 189 dias (o recorde do lendário Matt Busby foi superado no dia 19 de dezembro do ano passado), e o que conquistou o maior número de títulos.
Ferguson já comandou o United em incríveis 1.389 jogos, com 823 vitórias, 321 empates e 245 derrotas. Seus times marcaram 2.529 gols e sofreram 1.238.
E ele não pretende parar por aí. Enquanto muitos falam em aposentadoria, ele avisa que vai comandar o time em mais uma temporada. E Ferguson ainda pode ganhar mais um título europeu no dia 28, em Wembley, contra o Barcelona. O escocês não se cansa de erguer taças.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário