Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O hit de Jürgen Klopp

Aos 43 anos, o técnico Jürgen Klopp já era um figuraça na Alemanha. Agora que ele acabou de ganhar o título alemão junto com o Borussia Dortmund é que ele vai ficar ainda mais famoso no país. Depois de ajudar o Borussia a sair da fila de nove anos sem a Bundesliga, Klopp ganhou uma homenagem do comediante Matze Knop.
Knop fez uma paródia de uma música do Usher chamada "Make love in this club", que na nova versão virou "I wanna be like Jürgen Klopp", ou "Eu quero ser como Jürgen Klopp". No bem humorado videoclipe (que você pode ver no final do post), o comediante se fantasia de Klopp colocando uma peruca loura e até contracena com o verdadeiro Klopp. Knop conta que a ideia era lançar a música no Carnaval, mas acabou ficando para depois, quando o Dortmund ganhou o título.
-  Toda hora me perguntavam se eu ia dar a peruca. Todos (os torcedores) queriam sair na rua de Klopp - contou o comediante.
Klopp é uma personalidade na Alemanha. Comunicativo, ele já estrelou comerciais de TV. Mas o técnico também é conhecido por métodos de treinamento pouco ortodoxos. Klopp gosta de aplicar aos jogadores exercícios de equilíbrio em cordas e em bolas de borracha e de malabarismo. Klopp já justificou seus métodos de trabalho dizendo que são exercícios para que o jogador aumente o seu campo de visão. Pelo visto deu certo, já que o time foi campeão.
É bizarro, mas esse tipo de coisa não é novidade quando se trata de técnicos alemães. Quando dirigia a seleção alemã, Jürgen Klinsmann já tinha feito seus jogadores desmontarem e montarem um relógio. O objetivo do ex-atacante era fazê-los aumentar o poder de concentração. Se contribuiu ou não, eu não sei, mas a Alemanha fez uma boa Copa do Mundo em 2006, terminando na terceira posição.
Ex-jogador do Eintracht Frankfurt e do Mainz 05, Klopp começou a trabalhar como técnico justamente no Mainz assim que encerrou a carreira em 2001. Ficou no clube até 2008 e o ajudou a subir para a primeira divisão e até disputar uma Copa da Uefa (hoje Liga Europa).
No período em que treinou o Mainz, Klopp também trabalhou como comentarista de TV. O técnico chegou a ganhar um prêmio em 2006 pelo seu trabalho.
Mas seu negócio era mesmo dentro da quatro linhas e em 2008 ele assinou com o Borussia Dortmund. No primeiro ano foi campeão da Copa da Alemanha e levou o time ao sexto lugar. No ano seguinte, a equipe terminou em quinto e agora foi campeão. O desafio de Klopp agora será a Liga dos Campeões da Europa na próxima temporada.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário