Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Barcelona tem sequência de clássicos para igualar marca da Juventus

Já são 39 jogos sem perder, uma invencibilidade que dura desde outubro do ano passado, quando foi derrotado pelo Sevilla por 2 a 1. Agora o Barcelona se aproxima de uma marca expressiva. O clube está a quatro jogos de igualar a marca da Juventus, que ficou invicta por 43 partidas entre 2011 e 2012.
Mas para atingir este feito, o time de Luis Enrique terá uma dura sequência de clássicos. O primeiro será neste sábado, quando a equipe recebe o Real Madrid no Camp Nou. Logo depois, na terça-feira, o clássico será contra o Atlético de Madrid, também no Camp Nou, mas pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.
O Barcelona ainda terá que sobreviver a um jogo fora de casa contra a Real Sociedad, pelo Campeonato Espanhol, e contra o Atlético de Madrid, no Vicente Calderón, pela Liga dos Campeões. 
Se ao menos empatar estas partidas, o time voltará ao Camp Nou para tentar celebrar o recorde contra o Valencia, no dia 17 de abril.
A marca de 43 jogos da Juventus é a maior entre as cinco grandes ligas do futebol europeu (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), mas o Barcelona ainda está longe do recorde de invencibilidade do futebol. Um número, aliás, difícil de apurar. Segundo o jornal inglês "Guardian", o Celtic detém essa marca ao ficar 62 jogos invicto entre 1915 e 1917.
Mas ao fazer um ranking, o jornal, no entanto, não cita as invencibilidades de 52 jogos de Botafogo e Flamengo entre 1977 e 1978 e entre 1978 e 1979, respectivamente.
Há quem diga também que o Steaua Bucaresti ficou 104 jogos invicto entre 1986 e 1989, mas esse número se resume apenas aos jogos das ligas dentro da Romênia. Quando entrou em campo pela antiga Copa dos Campeões, o time foi derrotado.
Certo é que o Barcelona ainda tem que remar um pouco mais para atingir marcas de outros times que também exibem invencibilidades comprovadamente maiores do que as da Juventus.
É o caso do Dínamo Zagreb, que ficou 45 partidas invicto entre 2014 e 2015. Ou do ASEC Mimosas, da Costa do Marfim, que ficou 52 jogos invicto em 1990. Ou mesmo do brasileiro Santos e do uruguaio Peñarol, que ficaram 54 partidas sem perder entre 1960 e 1963 e 1965 e 1968, respectivamente.
Mais recentemente, o Al Ahly, do Egito, ficou 55 jogos invicto. A equipe só foi derrotada quando perdeu para o Sydney FC no Mundial de Clubes de 2005.
PERTO DO FOREST
Se não perder para o Real Madrid no domingo, o Barcelona de Luis Enrique já igualará a marca de 40 jogos do lendário Nottingham Forest de Brian Clough de 1978.
Depois, o Barça precisará de duas partidas para igualar o Milan de Fabio Capello, que ficou 42 jogos invicto entre 1991 e 1992.
Não faltam desafios para o Barcelona do trio Messi, Suárez e Neymar. Resta saber se alguém será capaz de interromper a sequência invicta desse time que vem fazendo história.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário