Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de abril de 2016

A canção que une Liverpool e Borussia Dortmund

Jürgen Klopp está longe de ser o único elo de ligação entre Borussia Dortmund e Liverpool, que se enfrentam nesta quinta-feira pelas quartas de final da Liga Europa. Quando subir no gramado do Westfalenstadion pela primeira vez como rival do clube alemão cuja torcida o idolatra, não será surpresa se Klopp ouvir os dois lados da arquibancada cantando "You'll never walk alone".
A canção que virou uma espécie de hino informal do clube da terra dos Beatles também é conhecida por ser cantada pelos torcedores do Dortmund (e também do Celtic, da Escócia). Mas como uma música de Rodgers e Hammerstein feita para um musical da Broadway de 1945 foi parar nas arquibancadas inglesas, alemãs e escocesas?
Para contar essa história precisamos voltar aos anos 60 do século passado. Muito depois, portanto, do sucesso do musical "Carousel". Em 1963, havia um grupo de Liverpool que estava fazendo muito sucesso na cidade. E não estou falando dos Beatles, que lançariam os seus primeiros dois álbuns justamente neste ano: "Please Please Me" e "With the Beatles".
A banda que atingiria o topo das paradas por um mês era o Gerry and the Pacemakers com a música "You'll never walk alone", canção muito popular no pós-guerra e que foi regravada por vários artistas famosos como Frank Sinatra, Judy Garland e Elvis Presley.
Em 1964, torcedores do Liverpool começaram a cantar a música que diz que "você nunca caminhará sozinho" no estádio, alternando-a com uma versão de "She loves you", dos Beatles. Mas ela começou a ganhar popularidade quando foi divulgada numa gravação da BBC mostrando a torcida cantando.
Acabou vindo do então comentarista da BBC, Kenneth Wolstenholme, a definição de que "You'll never walk alone" era uma espécie de hino, uma assinatura da torcida depois que ele viu os torcedores cantando a música na final da Copa da Inglaterra de 1965, contra o Leeds United, em Wembley.
A partir daí, música, torcida e clube ficaram cada vez mais ligados. Tanto que o lendário treinador Bill Shankly gostava muito dela. Dois anos antes, ele havia recebido do próprio Gerry Marsden, uma gravação de sua banda com o hit. Ou seja, antes mesmo de a torcida começar a cantá-la em Anfield.
Uma das lendas envolvendo o poder da música sobre o Liverpool remete ao ano de 2005, ano da conquista do quinto título europeu do clube. Quando o Liverpool foi para o vestiário perdendo de 3 a 0 para o Milan, ninguém acreditava que o time inglês pudesse reagir e faturar o título. Ou melhor, quase ninguém. Porque o estádio Atatürk os torcedores começaram a cantar a música sem parar no intervalo, algo que foi definitivo para a reação do time segundo o seu capitão, Steven Gerrard.
- Você pensa que os seus sonhos estão destruídos, você está esperando pelo apito final do intervalo e esperando um coro de vaias. Você está para baixo. Você se coloca para baixo. E então, você ouve o coro de 'You'll never walk alone', provavelmente o mais alto e emocionante que já ouvi como jogador - lembrou Gerrard.
Mas como a canção chegou até a Alemanha e até Dortmund? Dizem que os primeiros a cantá-la foram os torcedores do St. Pauli em 1991. Três anos depois, a banda de Hamburgo Rubbermaids lançou uma versão da música na Alemanha. 
Naquela altura e há muito tempo, "You'll never walk alone" já tinha sido um hino adotado pelos torcedores do Celtic.
A canção, no entanto, começou a ficar mais comum na Alemanha quando torcedores do Kaiserslautern e do Bayer Leverkusen começaram a adotá-la. Até então, a grande maioria dos torcedores alemães não sabiam que ela tinha ligação com o Liverpool ou o Celtic. Lembremos, era uma era pré-internet.
E foi justamente em um jogo do Borussia Dortmund contra o Celtic que a torcida do clube alemão passou a adotar a canção. A partida aconteceu na temporada 1992-93 e era válida pela Copa da Uefa. Antes do jogo, os torcedores das duas equipes se reuniram no centro da cidade e provavelmente foi lá que eles aprenderam a música e começaram a cantar.
A partir daí, virou um hino também do Borussia Dortmund.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário