Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Time desconhecido da semana - LDU de Loja

Nesta semana vamos a Loja (não ninguém aqui vai fazer compras), cidade ao Sul do Equador, para seguir a sugestão do leitor Alexandre Estolano e falarmos um pouco – pelo menos o que conseguimos encontrar depois de uma árdua batalha nos confins da internet - sobre a Liga Deportiva Universitária de Loja.
Primo pobre da LDU de Quito, que disputa a partir de quarta-feira a decisão da Libertadores com o Fluminense, a LDU de Loja foi fundada em 1979 a partir da Universidade de Loja, que é quem comanda o time até hoje.
Depois de conquistar um grande número de campeonatos locais (pelo menos é que o informa a história do clube no seu site oficial), a LDU de Loja começou a se aventurar na Liga profissional em 1989. (Está curioso para conhecer o site deles? Clica aqui então?)
Os “lojanos”, como são conhecidos, ingressaram na segunda divisão, mas foi em 2004 que conseguiram a maior glória de sua curta trajetória de 28 anos de existência: subir para a primeira divisão do Equador. Como alegria de pobre dura pouco, apesar da quinta colocação no torneio Apertura do ano seguinte, a LDU acabou rebaixada para a segunda divisão no final da temporada ao terminar na décima e última posição.
Também conhecidos como “Los Albos del Sur” (ou “Os brancos do Sul”, uma das cores do time, que é alvirrubo), a LDU de Loja, joga no Estádio Federativo Reina Del Cisne, Rainha do Cisne em bom português. Chamado de “Federativo” por seus torcedores, ele tem capacidade para 15 mil pessoas.
Enquanto o primo rico vai disputar o principal título do continente, a LDU de Loja vive hoje uma realidade bem diferente. Atualmente, a equipe está na quinta posição da segunda divisão. Mas continuamos acreditando num retorno à elite do futebol do Equador.
E por hoje é só amigos. Se quiserem sugerir mais times desconhecidos, é só colocar uma mensagem nos comentários aí embaixo.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário