Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de junho de 2008

A terapia coletiva da Espanha

A classificação da Espanha para a decisão da Eurocopa depois de 24 anos está deixando o povo da terra de Cervantes maluco. É muita emoção. Olha só as manchetes de alguns dos principais jornais espanhóis após a vitória por 3 a 0 sobre a Rússia: "Somos os melhores" (Marca), "Uma partida perfeita", "Renda-se, Alemanha" (As), "Uma Espanha sublime" (El Pais).
Apesar de tanta euforia, todo cuidado é pouco. Até porque a adversária da decisão será a sempre forte Alemanha e os espanhóis sofrem há algum tempo com um certo "complexo de vira-lata".
É por causa dele, aliás, que o psicológico Ernesto Tulipa (não, ele não é de uma família de mestres cervejeiros) resolveu enfrentar os traumas da nação de cabeça erguida. E ainda oferecer consultas pela internet. Desde o início da Euro ele vem dando gratuitamente ajuda psicológica para os fanáticos torcedores da Fúria que temem um novo fracasso na competição. É uma especie de terapia coletiva para superar os medos e a tristeza em caso de novo revés.
E enfrentar os próprios medos é um dos tópicos mais importantes do método Tulipa. Em seu site (www.noteilusiones.com), o psicólogo também ensina os torcedores a aprender a perdoar a seleção, ter uma certa empatia pelos rivais e incentiva a terapia de grupo, em que cada um pode tornar público um conselho aos demais torcedores/sofredores.

Bem humorado, o site do doutor Tulipa, autor do livro "Quem levou a minha Copa?", faz questão de listar todas as Eurocopas que a Espanha perdeu nos últimos 48 anos. O psicólogo ainda diz que quem seguir os seus conselhos vai superar qualquer trauma por uma derrota.

Claro que doutor Tulipa não esperava que a Espanha superasse a barreira das quartas-de-final, onde normalmente a Fúria vinha parando. Tanto é que após derrotar heroicamente a Itália ele achou necessário uma nova avaliação psicológica. Imagina agora o que ele deve estar aprontando para a grande e "inesperada" decisão de domingo. Enquanto isso, veja no vídeo abaixo um pouco do método Tulipa.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário