Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Equilíbrio marca o confronto entre Brasil e Argentina

Eternos rivais, Brasil e Argentina fazem um dos maiores e mais disputados clássicos do futebol mundial. Em toda a história, as duas equipes já se enfrentaram 91 vezes. O Brasil venceu 36 jogos. Os argentinos venceram 33. Houve ainda 22 empates. A seleção brasileira marcou 145 gols e sofreu 146.
Desde que assumiu a equipe há quase dois anos, o técnico Dunga comandou o time em duas oportunidades contra os argentinos. Na primeira, um amistoso disputado na Inglaterra no dia 3 de setembro de 2006, o Brasil goleou os “hermanos” por 3 a 0, com dois gols de Elano e um de Kaká, o grande nome daquela partida. Ele estava no banco de reservas naquele castigo imposto por Dunga às estrelas após o fiasco da Copa do Mundo, mas quando entrou comandou a equipe.
O outro jogo aconteceu no dia 15 de julho do ano passado. A Argentina tinha um time melhor e chegara como favorita na decisão da Copa América. Mas o Brasil repetiu o placar de 3 a 0, gols de Ayala, contra, Júlio Baptista e Daniel Alves e ficou com o título.
Aquela vitória reforçou o estigma de freguesa do Brasil que a seleção argentina desenvolveu depois de alguns fracassos em partidas decisivas. Apesar do equilíbrio no confronto, os três últimos títulos da seleção foram conquistados em cima dos rivais.
Antes da Copa América, o Brasil já havia conquistado a Copa das Confederações de 2005 goleando os argentinos por 4 a 1 naquela que talvez tenha sido a última grande apresentação da seleção. Adriano marcou dois gols naquela partida e Ronaldinho Gaúcho e Kaká completaram o placar.
No ano anterior, Adriano brilhou novamente ao marcar o gol do empate em 2 a 2 no último minuto e o Brasil conquistou a Copa América nos pênaltis. Será que nessa noite ele volta a ser o carrasco dos "hermanos"?
Em jogos de Eliminatórias, Brasil e Argentina também mostram muito equilíbrio. Foram quatro partidas com duas vitórias para cada lado. O Brasil venceu os dois jogos disputados no país (3 a 1 em 2000 e 3 a 1 em 2004) e os argentinos venceram as partidas disputadas em Buenos Aires, (2 a 1 em 2001 e 3 a 1 em 2005).
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário