Pesquisar este blog

sábado, 7 de junho de 2008

Portugal tem estreia animadora

Você, caro leitor, também pensou o mesmo que eu quando viu a pelada entre Suíça e República Tcheca, vencida por 1 a 0 pelos tchecos, que abriu a Eurocopa? Pensou algo do tipo: "bem essa Euro está com uma cara de Copa do Mundo de 2006 sem Brasil e Argentina". Ainda bem que meia hora depois Portugal tratou de mudar essa impressão ruim e trouxe uma animadora esperança de bom futebol neste início de torneio.
vitória por 2 a 0, gols do brasileiro Pepe e de Raul Meireles, não disse o que foi o jogo. O time de Felipão meteu três bolas na trave, mostrou um bom futebol e merecia ter goleada uma decepcionante Turquia. Esperava mais da equipe de Fatih Terim, que não fez nada além do que se defender.
Tudo bem que há também mérito da equipe portuguesa. Com Deco e João Moutinho jogando muito bem, Portugal dominou o meio-campo e quando Cristiano Ronaldo abandonou a ala direita e passou a circular por todo o campo, a equipe a criou várias oportunidades. Quem assistia sabia que o gol era uma questão de tempo. Ele até veio no primeiro tempo com Pepe, que completou de cabeça um cruzamento de Simão Sabrosa, mas, como estava impedido, o gol foi bem anulado pelo árbitro assistente.
Mas Portugal não se desesperou no segundo tempo. Continuou tocando a bola, explorando as jogadas pelas pontas, principalmente com Simão Sabrosa pela esquerda e Bosingwa avançando pela direita, e jogando com muita velocidade. Como é leve esse time de Felipão. O resultado foi o amplo domínio que se viu na partida e o placar favorável.
As estatísticas do jogo só comprovam esse domínio. Portugal chutou o dobro de vezes ao gol (9 contra 4), teve 53% de posse de bola e fez menos da metade das faltas que os turcos (9 contra 22).
Três pontos, liderança do grupo e uma estréia animadora. Vamos ver se Portugal continua assim ou foi apenas uma noite inspirada.
República Tcheca e Suíça? Os tchecos certamente podem jogar mais do que o que se viu hoje, mas não dá para ter o veterano Koller no comando do seu ataque. Quanto aos suíços, a situação ficou difícil. Como já se esperava, aliás. Na próxima rodada, na quarta-feira, eles enfrentam os turcos enquanto tchecos e portugueses se enfrentam. Os suíços vão precisar da vitória a todo custo, mas continuo achando a classificação mais difícil do que uma vitória do Federer sobre Rafael Nadal no saibro de Roland Garros amanhã.
E vocês? O que acharam dessa primeira rodada?  
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário