Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

Uma das torcidas mais legais do futebol

Vocês vão rir de mim. Vocês podem até rir deste post. Mas eu estou pronto para ser alvo de bullying após dizer a seguinte frase: Uma das torcidas mais legais de futebol está nos Estados Unidos. Sim, eu sei que parece piada, mas veja nos vídeos no fim do post como deve ser divertido acompanhar um jogo do Portland Timbers, time da Major League Soccer.
Os torcedores fazem parte de uma espécie de organizada chamada de Timbers Army. No domingo passado, na estreia do time na liga de futebol dos Estados Unido contra o Philadelphia Union, a torcida entoou uma empolgante interpretação de "Can't help falling in love", de Elvis Presley. No final, o time ganhou por 3 a 1.
Não foi a primeira vez que eles cantaram a música do Rei. Na temporada passada, numa partida contra o Los Angeles Galaxy, os torcedores também deram o mesmo espetáculo. Mas a letra de Elvis não é a única que sai das arquibancadas de Portland. Eles têm o hábito de cantar "Can't helping falling in love" aos 40 minutos do segundo tempo. Cinco minutos antes, entoam "You are my sunshine".
Os torcedores também já cantaram o hino nacional americano antes de um jogo e ainda fazem uma divertida dança que eles chamam de "Tetris dance" com participação de todos na arquibancada.
A Timbers Army surgiu em 2001, junto com o time do Portland Timbers, que ainda jogava na USL First Divison, uma espécie de segunda divisão dos Estados Unidos. O clube foi refundado em 2009 com o mesmo nome para jogar a MLS, a elite do futebol norte-americano. Com a ascensão do Portland, a torcida começou a ficar famosa por suas performances.
E tudo começou com um grupo de apenas oito pessoas, que decidiram dar um upgrade no jeito de torcer americano e copiar elementos de algumas torcidas europeias com bandeiras, bombas de fumaça e a cantoria constante. Algo, aliás, que existe bastante no futebol sul-americano.
O nome Timbers Army, no entanto, só surgiu em 2002. No início, eles se autodenominavam Cascade Rangers, uma referência às montanhas que tem na região. A mudança se deu para que não houvesse nenhuma relação com o Glasgow Rangers, da Escócia e porque o uniforme do Timbers era mais parecido com o do Celtic.
Rapidamente, o grupo passou a ter aproximadamente 200 adeptos. Em 2005, já passavam de milhares. E foi a partir da iniciativa deles que foi aprovada no governo de Portland, em 2008, a entrada do time na MLS a partir de 2011. Isso é que é ter uma torcida que joga junto com o time o tempo todo.



(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário