Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de março de 2012

Messi faz recordes parecerem brincadeira

Assim como é questão de tempo para Lionel Messi se tornar o maior artilheiro da história do Barcelona, na Liga dos Campeões o meia-atacante faz parecer brincadeira as marcas da principal competição de clubes do mundo.
Artilheiro da competição nesta temporada com 12 gols em sete jogos, Messi entrou, após a goleada sobre o Bayer Leverkusen por 7 a 1, num seleto grupo que agora conta com 11 jogadores. Um time que fez cinco gols em uma única partida de Liga dos Campeões, embora apenas o craque argentino tenha igualado a marca desde que a competição ganhou este nome nos anos 90.
Entre os que estão na mesma galeria de Messi está um brasileiro. José Altafini, o Mazzola, também fez cinco gols numa partida do Milan contra o Union Luxemburgo na temporada 1962-63. O nome mais conhecido da lista, no entanto, é o alemão Gerd Müller, que, pelo Bayern de Munique, fez cinco gols contra o Omonia na temporada 1972-73.
A marca não era atingida há 32 anos. O último a balançar a rede cinco vezes em um jogo do torneio foi o dinamarquês Soren Lerby, também contra o Omonia, numa goleada de 10 a 0 na temporada 1979-80.
Uma outra marca de Gerd Müller está perto de ser igualada pelo argentino. Apenas o ex-atacante alemão foi quatro vezes goleador do torneio em 193, 74, 75 e 77. Artilheiro nas edições de 2009, 2010 e 2011, Messi pode não apenas se igualar ao alemão como também ser o primeiro a ser o goleador máximo do torneio em quatro edições consecutivas.
Marca de Raúl também está ameaçada
Isso é o que o argentino pode conseguir na edição deste ano. Uma outra marca também é questão de tempo para ser pulverizada. Com os cinco gols marcados sobre o Bayer, o argentino se igualou ao compatriota Di Stéfano como o sexto maior goleador da história do torneio. Os dois têm 49 gols.
Como ainda jogará pelo menos mais duas partidas nas quartas de final, Messi tem boas chances de terminar o torneio como o quarto maior artilheiro, ultrapassando Filippo Inzaghi (50 gols) e Thierry Henry (51).
Dai para frente, serão mais alguns anos disputando a Liga para atingir o topo hoje ocupado pelo espanhol Raúl com 71 gols. Isso se o veterano jogador do Schalke 04, de 34 anos, não balançar mais as redes até o fim da carreira. De qualquer forma, Messi tem dez anos a menos do que Raúl. Ultrapassá-lo é questão de tempo.
- Sempre digo que é fantástico quando coisas como essa acontecem com você e você joga bem, mas apenas se você atinge os seus objetivos na partida. É o que aconteceu contra o Leverkusen. O time jogou muito, muito bem. Tivemos muitos belos momentos e marcamos muitos gols - disse Messi ao site da Uefa.
Messi marcou 14 gols nos últimos cinco jogos e só nesta temporada já soma 48 em 42 jogos. Sem contar as 20 assistências que o faz ser responsável por incríveis 68 gols do time catalão.
- Tudo é uma questão de aproveitar o momento. Para mim, a parte mais saborosa disso é que o time continua prosseguindo, ganhando jogos com estilo. É desse jeito que queremos ir o mais longe possível na Liga dos Campeões.
O argentino disse que não dá para escolher adversário. Não importa se o rival nas quartas será o tradicional Real Madrid, que ainda precisa confirmar a classificação contra o CSKA, ou a surpresa cipriota APOEL. Todos serão fortes por terem chegado entre os oito melhores do Velho Continente.
- Não importa qual será o oponente na próxima rodada. Qualquer clube que chegue nesse estágio é único porque fez o seu trabalho muito bem. Seja quem enfrentarmos, será um adversário duro.

Messi tem 228 gols com a camisa do Barcelona. Ele está a sete de se tornar o maior artilheiro da história do clube, igualando a marca de César Rodríguez, que atuou na década de 40. Para ser o maior goleador incluindo amistosos, no entanto, ele precisará suar um pouco mais. O recordista é Paulino Alcántara, que na década de 20 balançou as redes 369 vezes pelo clube catalão.
Os maiores artilheiros da história da Champions League:
1- Raul (ESP) - 71 gols
2- Ruud Van Nistelrooy (HOL) - 60 gols
3- Andriy Shevchenko (UCR) - 59 gols
4- Thierry Henry (FRA) - 51 gols
5- Filippo Inzaghi (ITA) - 50 gols
6- Alfredo Di Stéfano (ARG) - 49 gols
Lionel Messi (ARG) - 49 gols
7- Eusébio (POR) - 47 gols
8- Alessandro Del Piero (ITA) - 44 gols
9- Fernando Morientes (ESP) - 39 gols

Os jogadores que já marcaram cinco gols em uma única partida de Champions:
Ove Olsson (Gotheburgo) na vitória de 6 a 1 sobre o Linfield em 1959-60
Bent Lofqvist (Boldklubben 1913) na vitória de 9 a 2 sobre o Spora Luxemburgo em 1961-62
José Altafini (Milan) na vitória de 8 a 0 sobre o Union Luxemburgo em 1962-63
Ray Crawford (Ipswich) na vitória de 10 a 0 sobre o Floriana em 1962-63
Nikola Kotkov (LOkomotiv Sofia) na vitória de 8 a 3 sobre o Malmô em 1964-65
Flórián Albert (Ferencvaros) na vitória de 9 a 1 sobre o Keflavik em 1964-65
Paul van Himst (Anderlecht) na vitória de 10 a 1 sobre o Haka em 1966-67
Gerd Müller (Bayern de Munique) na vitória de 9 a 0 sobre o Omonia em 1972-73
Claudio Sulser (Grasshopers) na vitória de 8 a 0 sobre o Valletta em 1978-79
Soren Lerby (Ajax) na vitória de 10 a 0 sobre o Omonia em 1979-80
Lionel Messi (Barcelona) na vitória de 7 a 1 sobre o Bayer Leverkusen em 2011-12

(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário