Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de março de 2012

A reta final nos principais campeonatos europeus

Faltando menos de dois meses para o fim da temporada, as principais ligas da Europa entram na reta final com campeonatos bastante disputados. Até a Espanha ganhou uma sobrevida depois de dois tropeços do Real Madrid que fizeram a diferença para o Barcelona cair de dez para seis pontos. Como os rivais ainda vão se enfrentar na 35ª rodada, a tendência é que a Liga seja disputada até o fim.
Confira abaixo como está a disputa dos principais campeonatos do Velho Continente:
ESPANHA:
Depois dos empates com Málaga no fim de semana e Villarreal nesta quarta-feira, o Real Madrid viu sua diferença para o Barcelona reduzir de dez para seis pontos. Como os dois ainda se enfrentam na 35ª rodada no Camp Nou, e o primeiro critério de desempate é o confronto direto, a reta final da Liga espanhola promete ser emocionante.
Hoje o Real Madrid tem 72 pontos e o Barcelona está com 66. No fim de semana, o time catalão viaja para enfrentar o Mallorca enquanto o Real recebe a Real Sociedad no Santiago Bernabéu. Faltam apenas nove rodadas para o término da competição.
ITÁLIA:
No Calcio a disputa pelo título também está reduzida a dois times faltando dez rodadas para o término do Campeonato Italiano. Embora esteja invicta, a Juventus está na segunda colocação com 56 pontos. O time está quatro pontos atrás do Milan, que lidera o torneio com 60.
Como os dois times não se enfrentam mais, a Juventus terá que torcer por dois tropeços para voltar a conquistar o título depois de nove anos. Já o Milan tenta o bicampeonato nacional.
INGLATERRA:
Na terra da rainha, a única certeza é que o título nacional não sai de Manchester. Os dois rivais da cidade estão na disputa do título e atualmente a vantagem é do atual campeão e mais tradicional e vencedor United. Time com o maior número de títulos na Inglaterra, o clube treinado por Sir Alex Ferguson lidera a Premier League com 70.
Correndo atrás do United e sonhando com um título que não conquista desde 1968, o City vem nos calcanhares do rival com 69 pontos.
Faltam nove rodada para o término do Campeonato Inglês e o título pode até ser decidido na 36ª rodada, no dia 30 de abril, quando City e United se enfrentam no City of Manchester Stadium. Neste fim de semana, o City viaja para enfrentar o Stoke City enquanto o United recebe o Fulham em Old Trafford.
ALEMANHA:
Na Alemanha, a disputa está entre o Borussia Dortmund e o Bayern de Munique, mas Borussia Monchengladbach e Schalke 04 ainda correm por fora tentando surpreender a oito rodadas do término da Bundesliga.
O atual campeão lidera o campeonato com 59 pontos seguido pelo Bayern com 54 pontos. No dia 10 de abril, os dois times se enfrentam em jogo válido pela 30ª rodada que pode ser decisivo para garantir o bicampeonato do Borussia ou para fazer o Bayern encostar de vez na briga.
Torcendo por tropeços dos rivais, dois times que não são campeões há muito tempo. Terceiro colocado com 51 pontos, o Borussia Monchengladbach não conquista o título desde 1977. O jejum do Schalke 04, quarto colocado com 50 pontos, é ainda maior. Desde 1958 o time não ergue a taça.
HOLANDA:
Na Eredivisie League a disputa está absolutamente embolada com seis times na disputa do troféu faltando oito rodadas para o fim do campeonato. O líder é o AZ Alkmaar com 53 pontos. Logo atrás vem o atual campeão, o Ajax, com 52. Mais atrás aparecem Twente e PSV com 51 e Feyenoord e Heerenveen com 48.
Neste fim de semana acontece o clássico mais importante do país. O Ajax recebe o PSV no Amsterdam Arena. É o único confronto direto entre as seis equipes que estão na disputa do título. Os outros jogos são: Heerenveen x Venlo, Den Haag x Twente, AZ Alkmaar x RKC Walwijk e De Graafschap x Feyenoord.
FRANÇA:
Faltam dez rodadas para o término da Ligue 1 e a disputa pelo título parece reduzida a dois times: PSG e Montpellier.
O time da capital francesa lidera o Campeonato Francês com 59 pontos seguido pelo Montpellier com 57. Os times não se enfrentam mais. Portanto, o título está mais perto do PSG, que só depende de si para encerrar um jejum de 18 anos. Já o Montpellier busca primeiro título de sua história.
Correndo por fora e ainda com chances matemáticas está o atual campeão Lille. O time ocupa a terceira posição com 50 pontos, mas enfrenta o PSG na 34ª rodada e o Montpellier na 37º rodada. Ainda assim, precisará torcer por tropeços dos rivais para tentar o bicampeonato.
PORTUGAL:
A Liga Sagres também está emocionante. Depois do título conquistado com facilidade na temporada passada, o Porto agora tem a perseguição de dois times que tentam impedir o seu bicampeonato: Benfica e Braga.
Faltam sete rodadas para o término da competição. O Porto lidera com 56 pontos. Logo atrás vêm o Benfica e o Braga com 55.
Benfica e Porto não se enfrentam mais e quem pode surpreender é o Braga. O time que nunca foi campeão português enfrentará o Benfica no Estádio da Luz no dia 1º de abril e o Porto no dia 7 de abril no estádio do Dragão. Se vencer os dois jogos, assume a liderança.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário