Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Time desconhecido da semana - Tout Puissant Mazembe

Se a Liga dos Campeões da Europa ainda está em sua fase inicial, na África a disputa pelo título já se encontra na reta final. E quem está muito perto da grande decisão é o Tout Puissant Mazembe, do Congo, nosso desconhecido desta semana.
Disputando as semifinais da Liga dos Campeões da África, o TP Mazembe goleou na primeira partida o Al Hilal Omdurman, do Sudão, por 5 a 2 e ficou muito perto da final. No próximo jogo, o Mazembe pode perder por até dois gols de diferença. Se passar para a final, o Mazembe enfrentará o vencedor do duelo nigeriano entre Heartland FC Owerri e Kano Pillars FC. No primeiro jogo, o Heartland colocou o coração na ponta da chuteira e venceu por 4 a 0, ficando com a mão na vaga.
Mas falemos um pouco mais sobre o Tout Puissant Mazembe. Para começo de conversa, se o francês que eu não tenho não estiver me pregando uma peça, este primeiro nome significa Todo Poderoso. Humm, será que tem a ver com o homem lá de cima? Não sei, mas uma pista está na sua criação. O TP Mazembe foi fundado em 1939 por monges beneditinos que dirigiam o Sagrado Instituto Boniface de Élisabethville.
O objetivo dos monges-boleiros era diversificar suas atividades (e isso é que é diversificar mesmo) e dar uma chance àqueles que não seguiram o caminho do sacerdócio.
Como é tradição entre nossos times desconhecidos - e não seria diferente na República Democrática do Congo, ex-Zaire -, o TP Mazembe já mudou de nomes várias vezes em sua história. Os missionários inicialmente batizaram o time de FC. St. Georges. Não demorou muito e ele passou a se chamar Holy Paul F.C. Alguns anos mais tarde, o time ganhou outro nome, FC Englebert, em alusão à uma marca de pneus que patrocinava a equipe. Afinal, eles são monges, mas precisavam de uma grana para sustentar o clube.
Só que em 1966 um fato histórico se tornou o divisor de águas para o clube. A equipe conquistou o seu primeiro título nacional. Em homenagem a esta conquista, eles mudaram novamente de nome, colocando o "Todo Poderoso". Esse ano, aliás, foi especial para o time, que ganhou ainda a Copa do Congo e a Copa Katanga.
Mas os dois anos seguintes foram ainda melhores, pois o TP Mazembe conquistou  em 1967 e 1968 a Copa dos Campeões da África. Assim, o clube busca, portanto, o tricampeonato da competição. Além disso, o TP Mazembe faturou em 1967 o Campeonato do Congo e a Copa do Congo. No total, a equipe tem nove títulos nacionais, o último em 2007,  e cinco Copas do Congo, a última em 2000.
Chamado de Os Corvos pelos seus torcedores, o TP Mazembe fica na cidade de Lubumbashi, a segunda maior do Congo. Em casa, o clube alvinegro atua no estádio municipal de Lubumbashi, que tem capacidade para 35 mil espectadores. E alguém tem dúvida de que sua torcida promete lotá-lo no dia 17 de outubro para ver o time se classificar para a decisão da Liga dos Campeões da África? Será que eles conseguem? Fé não lhes falta. Estaremos de olho, até porque desse torneio sai um dos times que disputarão o Mundial de Clubes no final do ano.
Por hoje é só pessoal. Para conhecer mais sobre o TP Mazembe, é só clicar aqui e mostrar que sabe tudo de francês lendo o site oficial do clube
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário