Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

E como anda o Newcastle?

No ano passado, nós aqui lamentamos a queda do tradicional Newcastle para a segunda divisão inglesa. Quatro vezes campeão da elite nacional, o clube, que com sua fanática torcida tinha uma das melhores médias de público da Premier League com quase 50 mil pagantes, fez uma péssima temporada e acabou terminando na 18ª posição.
Mas nada como uma temporada após a outra para tudo mudar. Assim como o Vasco aqui no Brasil, o Newcastle parece que não vai ficar muito tempo na segunda divisão inglesa. Atualmente, após 11 rodadas da Série B, o clube lidera a competição com 24 pontos, sete vitórias, três empates e apenas uma derrota. No fim de semana, a equipe empatou com o Bristol City em St. James Park por 0 a 0.
Com 18 gols, o time tem o quarto melhor ataque do campeonato ao lado do Preston North End e do Middlesbrough, também rebaixado no ano passado. O melhor ataque é o do Cardiff City, quarto colocado, com 23 gols. O Newcastle também tem a melhor defesa com apenas cinco gols sofridos. Seu principal artilheiro é Kevin Nolan, com cinco gols.
O time faz boa campanha fora de casa (venceu três das cinco partidas disputadas) e em St. James Park tem feito a diferença. Nas seis partidas disputadas, venceu quatro e empatou duas. E a fé de seus torcedores continua praticamente inabalável. Se na primeira divisão, o Newcastle foi rebaixado com a terceira melhor média de público com 48.750 pagantes, na segunda divisão a torcida não o abandonou. A média é de 40.801 pagantes, disparada a melhor entre os 24 participantes.
Vale lembrar que na primeira divisão, o time só perdia em público para o Manchester United (75.304) e o Arsenal (60.040), que têm estádios maiores do que o da equipe. Cabem 76.212 em Old Trafford e 60.355 no Emirates Stadium. A capacidade de St. James Park é de 52.387.
Com o torcedor do lado e vencendo os seus jogos, o Newcastle vai subir logo, logo. É o que nós esperamos por aqui.
E os outros clubes tradicionais?
Mas você, caro leitor, deve estar se perguntando, e por onde andam aqueles outros times tradicionais da Inglaterra que nunca mais apareceram na Premier League? Vamos a uma rápida passada por alguns deles.
O já citado Preston North End, primeiro campeão e primeiro campeão invicto da terra da Rainha, está na quinta colocação da Segundona, dentro da zona de playoffs que apontará o terceiro classificado para a Premier League. Na temporada passada o time quase subiu, mas bateu na trave justamente nos playoffs.
Na mesma divisão estão o Nottingham Forest, que já foi campeão da Copa dos Campeões da Europa e hoje está no 10º lugar,  o Queens Park Rangers, do polêmico Flavio Briatore, que está na 13ª posição, e o Derby County, campeão em 1972 e 1975, atualmente na 17ª posição.
Leeds, que foi semifinalista da Liga dos Campeões em 2001, está liderando a terceira divisão inglesa. O time está invicto com oito vitórias em 11 jogos. Também estão na Terceirona o vice-líder Charlton, que chegou a jogar a Premier League, o Huddersfield Town, tricampeão entre 1924 e 1926 e hoje na nona colocação, além do Southampton, que amarga a última posição com apenas dois pontos e pode ser rebaixado para a quarta divisão. Torçamos para que isso não aconteça.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário