Pesquisar este blog

sábado, 31 de outubro de 2009

Reta final n Rússia e na Suécia e o adeus de Larsson

Rússia e Suécia estão muito perto de conhecerem seus campeões da temporada 2009. Campeonatos que são disputados em períodos diferentes do resto da Europa por causa do inverno rigoroso em suas respectivas regiões, as ligas russa e sueca entraram na reta final em que quatro times brigam pelo título nacional.
Na Suécia, falta apenas uma rodada a ser disputada neste domingo para conhecermos o campeão. O título está sendo disputado entre o AIK, líder com 58 pontos, e o IFK Göteborg, vice-líder com 57, que se enfrentam na última rodada. O empate dá o título ao AIK. No meio de semana, o AIK empatou em casa com o Örebro por 1 a 1, enquanto o IFK também tropeçou em casa empatando em 2 a 2 com o Halmstad.
A disputa pelo título acabou ofuscada no meio de semana pelo adeus ao futebol do atacante Henrik Larsson. A derrota do Helsingborg para o Djugardens por 2 a 0 foi o último jogo do centroavante, um dos destaques da sua seleção na Copa de 1994 e que teve passagens por Celtic, Barcelona e Manchester United.
Larsson deixou o gramado chorando muito e disse que a decisão deixou um vazio nele depois de duas décadas de carreira e mais de 300 gols por sete clubes e pela seleção sueca. Em sua homenagem, o Helsingborg resolveu aposentar a camisa 17.
- É um gesto fantástico. Estou emocionado - disse o agora ex-atacante na quinta-feira.
Quem perder o título sueco, ficará com uma vaga na Liga Europa como prêmio de consolação. A outra vaga será disputada entre o Elfsborg, terceiro colocado com 52 pontos, e Kalmar, quarto com 50. O campeão vai para a Liga dos Campeões. Lanterna com 22 pontos, o Hammarby vai disputar a segundona no ano que vem. Örgryte (24 pontos) e Djugardens (26) disputam quem será rebaixado e quem vai disputar um playoff contra o terceiro colocado da Série B para ficar na Série A.
Na Rússia, faltam três rodadas para conhecermos o grande campeão. A vantagem é do líder Rubin Kazan, que goleou na sexta-feira o Krylya Sovietov por 4 a 1 e lidera com 56 pontos. O único time que pode alcança-lo é o Spartak Moscou, que joga neste domingo contra o Rostov. O Spartak tem 52 pontos.
O Spartak precisa da vitória não apenas para se manter vivo na briga pelo título, mas para se afastar do Zenit na disputa por uma vaga direta na Liga dos Campeões da próxima temporada. Derrotado neste sábado pelo FC Moscou - num jogo horroroso e debaixo de muita neve -, o Zenit tem 47 pontos. O terceiro colocado vai para os playoffs da Champions.
Na sequência e hoje garantidos na Liga Europa estão o FC Moscou (47 pontos) e o CSKA Moscou (46). Já rebaixado e na lanterna está o Khimki, com apenas 10 pontos. O Kuban, que joga neste domingo contra um adversário direto na luta contra o rebaixamento, o Spartak Nalchik, vem na penúltima colocação com 24 pontos. O Nalchik tem 26. Outro time que ainda tenta fugir da queda é o Amkar Perm, que empatou neste sábado com o Dynamo Moscou por 0 a 0 e tem 29 pontos.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário