Pesquisar este blog

domingo, 4 de outubro de 2009

Arsenal dá show em dia histórico para Wenger

São 44 minutos do segundo tempo e eu estou de pé em frente a televisão batendo palmas. Nas arquibancadas do Emirates Stadium, Thierry Henry, o craque do Barcelona e eterno ídolo do Arsenal, faz o mesmo. Nesse instante Bendtner faz o sexto gol da vitória dos Gunners pot 6 a 2 sobre o Blackburn pela oitava rodada do Campeonato Inglês.
Na semana em que o técnico Arsene Wenger completou 13 anos no comando da equipe de Londres, o Arsenal deu um presente aos seus torcedores e aos fãs de futebol com uma verdadeira aula no Emirates. Numa atuação de gala do meia Fabregas, que marcou um golaço e deu o passe para os gols de Van Persie, Arshavin e Walcott, os Gunners não tomaram conhecimento do Blackburn.
E pensar que os Rovers quase colocaram água no chope dos Gunners ao abrirem o placar com N'Zanzi logo aos quatro minutos.  E voltaram a ficar na frente aos 30 com um gol de Dunn logo após o gol de empate marcado pelo zagueiro Vermaelen, jogador que caiu como uma luva no time e ainda é um dos artilheiros da equipe na Premier League com quatro gols.
Mas depois disso, comandado pelo seu trio infernal Fabregas-Arshavin-Van Persie, o Arsenal foi fazendo gols na medida em que desfilava o seu futebol bonito em campo.
Tudo bem que quando a partida estava 3 a 2, o Blackburn foi prejudicado com a não marcação de um pênalti de Vermaelen em Dunn. Mas o volume de jogo apresentado pelos Gunners não deixava dúvidas de que o time não deixaria escapar a vitória.
Foi um grande jogo da equipe de Wenger, de 59 anos, homenageado com faixas de agradecimento pela torcida e a presença de Henry no estádio. O francês de 32 anos já disse que gostaria de encerrar sua carreira nos Gunners e nesta semana Wenger também declarou que seu retorno é possível no futuro.
Primeiro técnico não britânico ou irlandês a ser contratado pelo clube, Wenger mudou o estilo de jogar dos Gunners. Os tempos do "Boring Arsenal" hoje estão apenas nos livros de história. O Arsenal é há muito tempo um time que pratica um futebol ofensivo e que valoriza o jogo bonito. Claro que isso não se refletiu numa quantidade muito grande de títulos em comparação com o Manchester United, mas em 13 anos o Arsenal de Wenger conquistou sete torneios: três Campeonatos Ingleses (1998, 2002 e 2004) e quatro FA Cups (1998, 2002, 2003 e 2005). O time ainda foi vice-campeão da Liga dos Campeões em 2006, perdendo para o praticamente imbatível o Barcelona de Ronaldinho.
A estreia de Wenger foi no dia 12 de outubro de 1996, uma vitória de 2 a 0 sobre o mesmo Blackburn que enfrentou neste domingo. Desde então foram 730 jogos, com 418 vitórias, 184 empates e 128 derrotas. Um recorde na história dos Gunners. O francês ainda está para ultrapassar o inglês George Allison em número de temporadas no comando do time. Allison dirigiu o Arsenal de 1934 a 1947, uma marca que fatalmente vai cair, uma vez que Wenger tem contrato até junho de 2011.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário