Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Wikileaks: o futebol a Bulgária nas mãos da máfia

As revelações feitas pelo site Wikileaks volta e meia estão respingando no esporte. Depois dos comentários sobre a fama de pé-frio do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e do clássico na Jordânia que expôs o nacionalismo e abalou a imagem de estabilidade política do país, o jornal italiano "La Reppublica" publicou nesta segunda-feira a revelação que o futebol da Bulgária "está nas mãos da máfia".
Segundo os documentos diplomáticos do Departamento de estado americano revelados pelo site, todos os grandes clubes da Bulgária são usados para lavar dinheiro sujo. Clubes tradicionais do país como o CSKA Sofia e o Levski Sofia também estariam envolvidos.
"Quase todos os clubes do campeonato búlgaro pertencem ou estão ligados a figuras do crime organizado, incluindo as equipes mais populares da primeira divisão como Levski Sofia, CSKA Sofia, Litex Lovech, Slavia Sofia, Lokomotiv Sofia e Lokomotiv Plovdiv. Os chefes da máfia utilizam o campeonato para lavar dinheiro sujo e melhorar a sua imagem", diz um trecho do documento publicado no "La Reppublica".
"O futebol búlgaro recebeu um cartão vermelho pela corrupção", diz o embaixador dos Estados Unidos em Sofia.
Outro trecho dos documentos diz que "é amplamente demonstrado que os clubes do futebol búlgaro são controlados direta ou indiretamente por figuras do crime organizado que usam equipes como forma de legitimação, lavagem de dinheiro ou (forma de conseguir) dinheiro fácil".
Ao fazer um histórico dos times do futebol búlgaro, o embaixador americano diz que durante o período comunista, os clubes pertenciam às prefeituras das cidades, às forças armadas ou à polícia, mas depois foram vendidos para a nova elite econômica "conhecida por sua proximidade com o crime organizado e os antigos serviços secretos". O relatório cita entre os donos de algumas equipes um traficante de armas indicado por um empresário russo expulso da Bulgária e três bandidos acusados de assassinato. Mas não diz os nomes, nem os clubes.
"O campeonato é afetado por acusações de apostas ilegais, combinadas com lotes de lavagem de dinheiro e falta de pagamento de impostos".
O "La Reppublica" lembra que a justiça da Bulgária está investigando oito jogos em que existem suspeitas de manipulação de resultados em resposta a uma queixa do presidente da Uefa, Michel Platini.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário