Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Muito prazer, Nathan Júnior, artilheiro na Letônia

Nathan em ação pelo Skonto - Reprodução da internet
No mês passado Pelé declarou durante um evento da CBF que unificou os títulos brasileiros, que hoje em dia é muito mais fácil conhecer o trabalho de um jogador de futebol, pois basta ele fazer um gol que o vídeo dele corre o mundo. Pois foi num desses vídeos de gols e jogadas que esbarramos na internet que descobrimos o jovem atacante Nathan Júnior, fluminense, 21 anos, que largou as divisões de base do Flamengo para brilhar no futebol da...Letônia!!

Assim como muitos jogadores jovens daqui, Nathan deixou o Brasil muito novo, aos 18 anos, para tentar a vida lá fora. Primeiro foi para o Chipre, onde se profissionalizou pelo Anorthosis Famagusta. Foram três temporadas no futebol cipriota até que o Skonto, o maior clube da Letônia, resolveu contratá-lo.

- Comecei no CFZ de São Gonçalo, depois fui para o Flamengo. Mas eu morava em São Gonçalo, o custo era muito grande e o clube não dava uma ajuda de custo. Aí ficou difícil para mim. Então surgiu um grande amigo, o Wagner (ex-atacante do Fluminense na década de 90, que fazia dupla com Ézio no ataque), que tinha um contato no Chipre e me mandou para o Anorthosis.

No Chipre, as dificuldades foram as que todos os jovens atletas têm quando vão para o exterior. A língua (lá fala-se o grego e o turco) e a temperatura foram as primeiras barreiras vencidas até que um colega de clube o aconselhou a mudar de ares.

- Tinha um jogador no Anorthosis que é da Letônia e ele achava que seria bom eu ir jogar lá. E fui muito bem recebido.

Na Letônia, o problema foi a mudança de posição. De atacante, o seu então técnico Paul o colocou para jogar na lateral-direita. É claro que não deu certo. Mas o "professor" foi mandado embora e o novo técnico, Aleksandrs Starkovs, o colocou na sua verdadeira posição.

Meu negócio sempre foi fazer gols. O técnico me pôs na lateral direita para me colocar no time principal quando eu era mais novo, mas o atual treinador já me conhecia no ataque e me colocou na minha posição de origem.

Na Letônia, Nathan Júnior desandou a fazer gols. Só na última temporada, quando levantou a taça com o Skonto foram 18, o que fez com que ele se tornasse o primeiro brasileiro a ser artilheiro da Virsliga, como o Campeonato da Letônia é conhecido. Na carreira, ele já balançou a rede 35 vezes.
Nathan conta que junto com o Skonto os principais clubes da Letônia são o Liepajas Metalurg e o Ventspils. O seu time tem 15 títulos nacionais, enquanto o Liepajas tem dois e o Ventspills soma três conquistas. Embora a rivalidade seja muito grande entre os clubes, Nathan diz que ela fica apenas dentro de campo, pois os estádios na Letônia não ficam muito cheios. Além disso, o esporte número 1 por lá não é o futebol, mas o hockey.

- Os estádios não lotam muito por causa do frio. Já joguei com neve e cheguei a pegar 27 graus negativos. Bem diferente do Chipre, onde a temperatura chega a 40 graus.

No futuro, Nathan Júnior espera jogar num centro maior do futebol e, claro, sonha em vestir a camisa da seleção brasileira. Uma naturalização, por enquanto, está descartada.

- Meu técnico já me convidou para jogar na seleção da Letônia, mas eu tenho um sonho de jogar pela seleção brasileira e sei que posso chegar lá. Já pensei em voltar ao Brasil também, pois quero ser reconhecido. Mas estou analisando as propostas e ver o que será melhor para mim.

(Post originalmente publicado na seção Brasileiros pelo Mundo do blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário