Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A reta final na Inglaterra, França e Holanda


Na terça-feira falamos sobre a situação nos campeonatos alemão e italiano. Hoje é a vez de abordarmos os campeonatos inglês, francês e holandês. 

Inglaterra

Na terra da Rainha, o Chelsea está com a mão na taça depois da 34ª rodada, quando Manchester United e Arsenaltropeçaram. Faltam quatro jogos, 12 pontos, para o fim do campeonato para estas três equipes (para algumas outras faltam cinco partidas), os Blues estão com 77 pontos, quatro a mais do que os Red Devils e a seis dos Gunners. 

Há umas dez rodadas se fala que a tabela do Arsenal era a mais favorável. Continua sendo como vocês podem conferir abaixo na comparação com os principais postulantes ao título. Mas o problema é que agora o time de Arsene Wenger tem que torcer por três tropeços do Chelsea em quatro jogos para voltar a conquistar o título. 

Já o Chelsea precisa apenas de duas vitórias e um empate em quatro jogos para garantir a taça sem depender de ninguém. É difícil que estas vitórias não venham contra o Stoke e o Wigan e que os Blues não consigam pelo menos um empate contra Tottenham ou Liverpool. Enquanto isso, o Manchester United tem uma tabela complicada e não terá um Wayne Rooney 100% nas próximas duas rodadas. 

Chelsea – Tottenham (fora), Stoke City (casa), Liverpool (fora) e Wigan (casa) 

Manchester United – Manchester City (fora), Tottenham (casa), Sunderland (fora) e Stoke City (casa) 

Arsenal – Wigan (fora), Manchester City (casa), Blackburn (fora) e Fulham (casa). 

Na Inglaterra os quatro primeiros avançam para a Liga dos Campeões. Três vagas, obviamente, já são dos times que disputam o título. A quarta vaga está sendo disputada por quatro times, sendo que quem está muito perto dela é o Manchester City, hoje em quarto com 62 pontos e 33 jogos. Também estão na disputa o Tottenham, quinto com 61 e 33 jogos, Liverpool, sexto e agonizando com 56 pontos e 34 jogos, e Aston Villa, sétimo com 55 pontos e 33 jogos. 

Caso o Liverpool não se classifique (o que é mais provável), será a primeira vez desde 2005 que um time quebrará a hegemonia dos atuais quatro grandes da Inglaterra. Naquele ano, o Everton terminou em quarto, mas o Liverpool acabou disputando a Liga dos Campeões seguinte porque conquistara o título daquela temporada. 

Como prêmio de consolação, ficará a Liga Europa, torneio que neste ano os Reds estão na semifinal. Hoje o quinto e o sexto iriam para a competição porque o Manchester United é o campeão da Copa da Liga Inglesa e vai para a Champions. A outra vaga, do campeão da Copa da Inglaterra, pode ir para o Portsmouth, que está na decisão. Se, no entanto, o Chelsea, conquistar o título, o sétimo colocado da Inglaterra disputará o torneio. 

Na parte de baixo da tabela, são duas vagas restantes e seis times tentando fugir da degola. O único já rebaixado é o Portsmouth, que perdeu nove pontos por causa dos problemas financeiros e está na lanterna sem chances de recuperação. De resto, a disputa está acirrada entre Hull City (27 pontos), Burnley (27), West Ham (31), Wigan (32), Bolton (32) e Wolverhampton (33). Veja abaixo os jogos de cada equipe na reta final: 

Hull City – Birmingham (fora), Aston Villa (casa), Sunderland (casa), Wigan (fora) e Liverpool (casa) 

Burnley – Sunderland (fora), Liverpool (casa), Birmingham (fora) e Tottenham (casa) 

West Ham – Liverpool (fora), Wigan (casa), Fulham (fora) e Manchester City (casa) 

Wigan – Arsenal (casa), West Ham (fora), Hull City (casa), Chelsea (fora) 

Bolton – Stoke City (fora), Portsmouth (casa), Tottenham (fora), Birmingham (casa) 

Wolverhampton – Fulham (fora), Blackburn (casa), Portsmouth (fora), Sunderland (casa) 

França:

Num dos campeonatos mais emocionantes da Europa, seis times ainda disputam o título nacional a seis rodadas do fim. Por conta dessa disputa acirrada, ainda não é possível saber quem irá para as ligas europeias. Na França, os três primeiros se classificam para a Liga dos Campeões e o quarto vai para a Liga Europa junto com o campeão da Copa da Liga da França (no caso o Olympique de Marseille) e o da Copa da França (a final será entre Mônaco e PSG). Como Mônaco e PSG estão fora da briga, o campeonato classificará duas equipes para a Liga Europa. Ou seja, dos seis primeiros, um vai ficar de mãos abanando.



O mais perto do título no momento é o Olympique de Marseille, que tem 65 pontos, cinco a mais do que o segundo colocado, o Auxerre. Também estão na disputa Lyon (58 pontos), Montpellier (58), Bordeaux (56 e único que tem um jogo a menos) e Lille, correndo por fora com 55. Veja abaixo os jogos que faltam dos postulantes ao título e observem que a tabela mais ingrata é a do Lyon: 

Olympique de Marseille – Boulogne (fora), Saint-Ettiene (casa), Auxerre (fora), Rennes (casa), Lille (fora) e Grenoble (casa) 

Auxerre – Lorient (casa), Toulouse (fora), Olympique de Marseille (casa), Lyon (fora), Lens (casa) e Sochaux (fora) 

Lyon – Bordeaux (fora), Mônaco (fora), Montpellier (fora), Auxerre (casa), Valenciennes (fora) e Le Mans (casa) 

Montpellier – Toulouse (casa), Nancy (fora), Lyon (casa), Sochaux (fora), Lorient (casa), PSG (fora) 

Bordeaux – Lyon (casa), Valenciennes (fora), Lorient (fora), Toulouse (casa), Nice (fora), Sochaux (casa) e Lens (fora) 

Lille – Mônaco (casa), Le Mans (fora), Nancy (casa), Toulouse (fora), Olympique de Marseille (casa) e Lorient (fora). 

Na França, os três últimos são rebaixados. Com 15 pontos e na lanterna do campeonato, o Grenoble já está na segunda divisão. Boulogne (24 pontos) e Le Mans (25) também devem seguir para a Série B, uma vez que estão 11 e 10 pontos, respectivamente, abaixo do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Saint-Ettiene com 35 pontos. A luta contra a queda, portanto, está praticamente definida. 

Holanda:



Em duas rodadas conheceremos o campeão holandês. O Twente lidera a competição com 80 pontos, um a frente do Ajax. Nas últimas rodadas o time encara o Feyenoord em casa e o NAC Breda fora. Já o Ajax pega o Heracles em casa e o NEC fora. 

As duas equipes disputam o título e vão se classificar para a próxima Liga dos Campeões, pois dificilmente o PSV, terceiro colocado com 74 pontos vai roubar a vaga deles. 

Caberá mesmo ao clube de Eindhoven ficar com uma das vagas na Liga Europa. A outra vaga direta para o torneio estão sendo disputada entre Feyenoord (60 pontos) e AZ Alkmaar (58). 

Quem sobrar terá que disputar um playoff que envolverá o quinto, o sexto, o sétimo e o oitavo colocados para decidir a última vaga no torneio. Hoje ocupam estas posições AZ, Heracles (53 pontos), Utrecht (49) e Groningem (46). Ainda sonham em entrar nesse grupo o NAC Breda (45) e o Roda (41). 

Na parte de baixo da tabela, o RKC Waalwijk já está rebaixado. Restam duas vagas para os playoffs que será disputado com seis times da segunda divisão para definir os clubes da primeira divisão e da Série B na próxima temporada. Tentam fugir da queda o Willem II (23 pontos), Sparta (26), Den Haag (27) e Venlo (29).


(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário