A temporada 2009-10 ficará marcada como uma daquelas para ser esquecida pelo futebol inglês. Desde 2003 que o desempenho dos clubes do país não era tão ruim na Liga dos Campeões. Foi há sete anos a última vez em que o futebol da terra da rainha não colocava um time entre os quatro semifinalistas.
Naquele ano, Real Madrid e Juventus fizeram uma semifinal enquanto a outra foi formada pelo clássico italiano entre Milan e Inter de Milão. Milan e Juventus acabaram fazendo a final que acabou com o título do rubro-negro italiano nos pênaltis.
Agora mais uma vez a Inglaterra verá as semifinais da Liga dos Campeões pela TV. Apesar da vitória por 3 a 2, o Manchester United não conseguiu superar o Bayern de Munique nas quartas de final, pois os alemães venceram a primeira partida por 2 a 1. Agora o time bávaro vai fazer uma das semifinais da Champions com os franceses do Lyon enquanto do outro lado o Barcelona enfrenta a Inter de Milão.
Com as eliminações do Manchester United e do Arsenal nas quartas, pela primeira vez desde 2004 a Inglaterra não terá um finalista da Liga dos Campeões. Naquele ano, Mônaco e Porto fizeram a decisão com o time português levando o título.
Se o futebol inglês caiu prematuramente, o futebol alemão comemora um ressurgimento. Depois de oito anos, um clube do país vai disputar um semifinal. A última vez que isso aconteceu foi em 2002 com o Bayer Leverkusen. Na ocasião, a equipe chegou na final e perdeu o título para o Real Madrid.
Já o Bayern de Munique volta a disputar uma semifinal depois de nove anos. Na última vez em que o clube alemão esteve nessa fase passou pelo Real Madrid e conquistou o título contra o Valencia nos pênaltis. Um dos destaques daquele Bayern era o atacante brasileiro Elber.
O Lyon também tem o que comemorar. Pela primeira vez chega a uma semifinal de Liga dos Campeões. Sua classificação também significa que um time francês volta a figurar entre os quatro primeiros da principal competição do continente depois de seis anos. O último foi exatamente o Mônaco.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário